• Humberto Abdo
Atualizado em
 (Foto: Reprodução)

(Foto: Divulgação)

Considerado o mestre dos filmes de suspense, o britânico Alfred Hitchcock desenvolveu vários recursos que se tornariam cada vez mais populares em Hollywood e transformou a história do cinema com uma filmografia memorável. Para conhecer seu trabalho, confira nove filmes do cineasta e duas produções baseadas em sua obra:

Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940)

Em preto e branco, Hitchcock conta a história de uma mulher atormentada pelas lembranças de Rebecca, a esposa morta de seu marido. O filme teve diversas adaptações para rádio e foi produzido por David Selznick, famoso por …E o Vento Levou

A Sombra de Uma Dúvida (1943)

A protagonista Charlotte acompanha a trajetória de seu tio, que aparenta carregar um passado bastante suspeito. Um dos mais emblemáticos longas-metragens do gênero film noir, o próprio diretor teria declarado ser um dos seus favoritos

Interlúdio (1946)

Thriller estrelado por Cary Grant e Ingrid Bergman sobre uma mulher responsável por espionar um grupo de nazistas na América do Sul. A obra recebeu duas indicações ao Oscar e venceu mais três premiações do cinema. 

Festim Diabólico (1948)

Baseado na peça teatral de Patrick Hamilton, o filme acompanha o crime brutal de dois jovens contra um colega de classe. Eles então resolvem organizar uma festa para os familiares e amigos, onde testam os limites do “assassinato perfeito”. 

Janela Indiscreta (1954)

Com a perna quebrada e sem muito o que fazer dentro de seu apartamento, o fotógrafo profissional L. B. Jeffries acompanha a rotina privada dos vizinhos com um binóculo e acaba suspeitando de que um deles tenha cometido um assassinato. Em 1955, o filme ganhou o Edgar Allan Poe Awards, que homenageia obras do gênero de terror e suspense. 

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Um Corpo que Cai (1958)

Um detetive de São Francisco que sofre de acrofobia — medo de altura — investiga as atividades estranhas da esposa de um velho amigo e acaba se tornando obcecado pela mulher. O thriller psicológico é protagonizado por James Stewart e Kim Novak. 

Intriga Internacional (1959)

Cary Grant interpreta o publicitário Roger Tornhill, que é confundido como agente secreto e se envolve em uma perigosa trama de espionagem

Psicose (1960)

Eternizado por uma das cenas mais famosas da história do cinema, Psicose foi financiado pelo próprio diretor — cerca de 800 mil dólares — e rendeu 32 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos. Também marcou a última vez em que Hitchcock foi indicado à categoria de melhor diretor no Oscar. 

Os Pássaros (1963)

Melanie visita uma pequena cidade da Califórnia, onde começam a surgir coisas estranhas como pássaros que atacam os moradores. A atriz Tippi Hedren foi premiada pelo Globo de Ouro como melhor atriz revelação de 1964. 

Hitchcock (2012)

O filme retrata o romance entre Alfred e sua esposa Alma Reville durante as gravações de Psicose. Irreconhecível, Anthony Hopkins é quem interpreta o diretor

Bates Motel (2013 -)

Adaptada para os dias atuais, a série é um prelúdio detalhado da trama de Psicose e acompanha a evolução dos surtos psicóticos de Norman Bates e sua relação problemática com a mãe, Norma Louise Bates. No Brasil, a série é exibida pelo canal A&E.

 (Foto: Reprodução/Youtube)

(Foto: Reprodução/Youtube)