Topo

A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, será lançado primeiro no Nordeste; saiba datas

Cena de A Vida Invisível - Bruno Machado/Divulgação
Cena de A Vida Invisível Imagem: Bruno Machado/Divulgação

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

26/08/2019 14h22

O filme A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, que foi premiado durante sua passagem no Festival de Cannes 2019, vai estrear primeiro nos cinemas do Nordeste -- a região brasileira receberá o drama a partir de 19 de setembro.

Já no restante do país, o lançamento ficou para 31 de outubro. Em comunicado oficial, o produtor Rodrigo Teixeira explicou a decisão: "Decidimos antecipar [...] porque o Karim é cearense, e também de modo a atender aos pré-requisitos da Academia para que o filme esteja qualificado a representar o Brasil no Oscar de 2020";

A Vida Invisível é um dos filmes que integra a lista de possíveis indicados do Brasil ao Oscar de melhor filme internacional. A decisão será feita por um grupo de votantes da Academia Brasileira de cinema, e será divulgada amanhã.

"Quando me perguntam qual filme brasileiro deve ir ao Oscar, respondo que não estamos competindo entre nós, e não queremos levantar polêmica, pois o momento é de união do cinema nacional. Por este motivo, acreditamos na autonomia da comissão que irá nomear o filme", afirmou Teixeira.

A Vida Invisível traz no traz no elenco Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Fernanda Montenegro. Na trama, as irmãs Guida e Eurídice são como duas faces da mesma moeda -- apaixonadas, cúmplices, inseparáveis.

Eurídice, a mais nova, é uma pianista prodígio, enquanto Guida, romântica e cheia de vida, sonha em se casar com um príncipe encantado e ter uma família. Um dia, com 18 anos, Guida foge de casa com o namorado.

Ao retornar grávida, seis meses depois e sozinha, o pai, um português conservador, a expulsa de casa de maneira cruel. Guida e Eurídice são separadas e passam suas vidas tentando se reencontrar, como se somente juntas fossem capazes de seguir em frente.