Cultura

Atores latinos têm apenas 4,5% dos papéis com falas em Hollywood, diz pesquisa

Estudo mapeou 1.200 filmes que lideraram as bilheterias americanas entre 2007 e 2018
Jennifer Lopez no filme 'Uma nova chance' Foto: Divulgação/Motion Picture Artwork
Jennifer Lopez no filme 'Uma nova chance' Foto: Divulgação/Motion Picture Artwork

RIO — Um estudo mapeou 1.200 filmes que fizeram sucesso na bilheteria americana entre 2007 e 2018 e revelou que apenas 4,5% dos personagens com falas foram destinados a atores latinos , provando um descompasso com a realidade da população americana.

Latinos representam, segundo o censo mais recente, 18,3% da demografia americana, e a estatística é ainda mais chocante quando comparada com o estado da Califórnia (39%) e a cidade de Los Angeles (49%).

LEIA MAIS: Silvio Guindane: ‘O ator negro ainda está dentro de uma caixinha’

Intitulada "Latinos em filmes: apagamento na tela e atrás da câmera em 1.200 filmes populares", a pesquisa foi realizada em parceria entre a Universidade do Sul da Califórnia (USC), a Associação de Produtores Independentes Latinos e a Wise Entertainment, e publicada pelo "Guardian".

O estudo prova, assim, que apesar dos esforços em torno da representatividade em Hollywood nos últimos anos, artistas latinos ainda são majoritariamente desprezados pela indústria. Entre os 100 filmes de maior bilheteria em cada ano da década passada, por exemplo, apenas 3% tiveram protagonistas ou coadjuvantes principais latinos. Desses, 49% foram atrizes, e cinco dos 17 papéis foram dados para uma única atriz: Cameron Diaz, que tem origem cubana e alemã. Outros atores que se destacam na lista são Jessica Alba, Eugenio Derbez e Jennifer Lopez.

De origem cubana e alemã, Cameron Diaz foi considerada latina pela pesquisa Foto: Gilbert Carrasquillo / FilmMagic
De origem cubana e alemã, Cameron Diaz foi considerada latina pela pesquisa Foto: Gilbert Carrasquillo / FilmMagic

"Apesar de todas as conversas sobre diversidade e inclusão em Hollywood e na imprensa popular, esses resultados não demonstram mudanças nas representações do maior grupo étnico da América", resume o texto.

A pesquisa buscou ainda evidenciar a representatividade de estereótipos e símbolos culturais, e provou que 47% dos 1.200 filmes de grande bilheteria pesquisados apagaram completamente os personagens latinos. 36% dos personagens e 60% dos atores latinos mais bem cotados por Hollywood foram desprovidos de qualquer referência ou símbolo que apontariam para sua herança cultural nos filmes.

Outro ponto do estudo encontrou disparidades na maneira como os personagens foram retratados. Apenas 4% deles eram empregados em trabalhos considerados de alto escalão ou de nível avançado, 24% estiveram envolvidos em alguma atividade ilegal, e mais da metade (61%) faziam parte de uma gangue ou grupo de crime organizado.

A lacuna na representatividade em tela reflete também nos bastidores. Segundo a pesquisa, dos 3.616 produtores creditados no 1.200 filmes, apenas 3% eram profissionais latinos, com uma proporção de gênero de quatro homens para cada mulher.