Senado convoca reunião de emergência para tentar acordo sobre PIS/Cofins

Eunício convocou líderes partidários para reunião nesta 5ª

Copyright Sérgio Lima/Poder360

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocou uma reunião de líderes partidários de emergência para às 19h desta 5ª feira (24.mai.2018). Na pauta a crise dos combustíveis que prejudica o abastecimento em todo o Brasil.

Receba a newsletter do Poder360

Eunício havia viajado na manhã desta 5ª para seu Estado, o Ceará. Em entrevista ao Poder360, Eunício afirmou que não votaria o projeto que altera o PIS/Cofins para combustíveis hoje, já que a pauta do Senado está travada por medidas provisórias prestes a expirar.

Muito criticado por não indicar quando pretendia colocar em votação o projeto da reoneração e do PIS/Cofins, Eunício decidiu retornar para Brasília e pretende costurar 1 acordo entre lideranças.

O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), fez 1 apelo para que os senadores retornem para a capital para votar o projeto. “Se for preciso votar 5ª feira de noite, 5ª feira de madrugada, na 6ª feira, que se vote”, afirmou. “Mas para que se vote é preciso a construção de 1 acordo e sequer se têm notícias de 1 acordo em construção pela ausência de governo. Falta governo, falta comando.”

O Senado está vazio até o momento e sem quorum para deliberar sobre projetos. Os senadores estão sendo convocados para a realização de uma sessão extraordinária que deve acontecer até esta 6ª feira (25.mai).

Os senadores ainda precisam chegar a 1 consenso com a Receita Federal a respeito do quanto deve ser reduzido o PIS/Cofins para combustíveis. O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) afirmou que não há como o imposto ser zerado, porque acarretaria em uma perda de arrecadação excessivamente alta, que inviabilizaria as contas do governo.

autores