Marcos Cintra deixa comando da Receita Federal

Presidente diz que secretário sai ‘a pedido’

José de Assis Ferraz Neto é quem assumirá

Cintra deixa após seu secretário adjunto apresentar alíquotas estudadas para imposto sobre pagamento
Copyright Sérgio Lima/Poder360 – 16.jul.2019

O Ministério da Economia anunciou nesta 4ª feira (11.set.2019) a saída do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, do comando do Fisco. No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse que Cintra sai a pedido do próprio secretário por “divergências” sobre a reforma tributária.

Marcos Cintra era defensor da recriação de 1 imposto sobre pagamentos, nos moldes da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Segundo Bolsonaro, “a recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária”.

Em nota, o ministério da Economia disse que “ainda que não há 1 projeto de reforma tributária finalizado” e que “a equipe econômica trabalha na formulação de 1 novo regime tributário para corrigir distorções, simplificar normas, reduzir custos, aliviar a carga tributária sobre as famílias e desonerar a folha de pagamento”.

“A proposta somente será divulgada depois do aval do ministro Paulo Guedes e do presidente da República, Jair Bolsonaro”, diz o texto.

Receba a newsletter do Poder360

O auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto assumirá interinamente o cargo.

A saída de Cintra vem 1 dia após o secretário especial adjunto da Receita, Marcelo de Sousa Silva, apresentar modelo estudado pelo governo para 1 imposto sobre pagamentos.

Em seminário nesta 3ª feira (10.set.2019), Marcelo defendeu que saques e depósitos em dinheiro sejam taxados com uma alíquota de 0,4%. Para pagamentos no débito e crédito, a taxa seria de 0,2%.

Hoje, 2 projetos de reforma tributária já caminham no Congresso: 1 na Câmara e outro no Senado. O governo ainda não apresentou oficialmente sua proposta.

autores