Por G1 Rio


As cirurgias eletivas na rede estadual de saúde do Rio de Janeiro foram suspensas a partir desta segunda-feira (28), em consequência da greve dos caminhoneiros. Inicialmente, a secretaria Estadual de Saúde havia informado que a suspensão aconteceria em todos os hospitais da rede. No entanto, estão mantidas as cirurgias eletivas nos hospitais Adão Pereira Nunes, Alberto Torres e Carlos Chagas.

O Hospital Estadual Azevedo Lima realizará cirurgias eletivas no período da tarde e o Hospital Estadual Getúlio Vargas suspendeu os procedimentos que não são de urgência e emergência.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde, o estoque de sangue do Hemorio está baixo. Na manhã de domingo (27), apenas três doadores compareceram ao Hemocentro.

De acordo com o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama, a situação está sendo monitorada 24 horas por dia e todas as nossas unidades estão em funcionamento, mas com baixos estoques de sangue, o que tornou necessário priorizar as cirurgias de urgência e emergência.

Como doar sangue:

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1