Publicidade

BRASIL

Reação nas redes à discurso de Bolsonaro na ONU foi negativa, diz pesquisa

O presidente Jair Bolsonaro em discurso na ONU

A FGV DAPP monitorou as reações dos usuários do Twitter sobre o discurso de Jair Bolsonaro na ONU. O resultado, ainda inédito, revela que 58 % das reações foram negativas; 39% positivas; e 2,7% neutras.  

O período analisado foi entre às 8h e 12h de ontem. 

Entre aqueles que não gostaram do discurso, os principais argumentos usados foram de que Bolsonaro teria feito uma fala ultradireitista e anti-indígena, e que teria falado para seu eleitorado brasileiro e não para os líderes internacionais. 

Já aqueles que aprovaram a fala de Bolsonaro destacaram a coragem e a firmeza de Bolsonaro na defesa da Amazônia e da soberania brasileira. As postagens também reforçaram as críticas ao socialismo, ao globalismo e aos governos de esquerda.  

As três hashtags mais usadas pelo assunto foram, em ordem: #bolsonaronaonu, #bolsonaroenvergonhaobrasil e #bolsonarovergonhamundial. 

O assunto teve 1,09 milhão de menções. Sendo que 76% delas foram feitas no Brasil, 4% nos Estados Unidos, 3% no México, e Venezuela, Argentina, Colômbia e Espanha, com 2% cada.  

A maior parte da repercussão estrangeira foi em espanhol, com 16% das publicações. A citações em inglês foram 6% do total.

LEIA MAIS:

Novo Ibope mostra popularidade, aprovação e confiança em Bolsonaro em queda

Bolsonaro para Trump: 'I love you'

Leia também