Por G1 DF


Caminhões-tanque com querosene de aviação chegam ao Aeroporto Internacional de Brasília — Foto: Vinicius Cassela/G1

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek recebeu, nesta segunda-feira (28), 25 caminhões com querosene de aviação (QAV). Com isso, o nível do combustível nos estoques do terminal chegou a 55% – um recorde desde o início da paralisação dos caminhoneiros, há oito dias.

O número inclui um caminhão-tanque com 60 mil litros, que chegou no fim da manhã, e outros 24 em um comboio escoltado por 100 militares do Exército. Por duas vezes, desde a sexta (25), o Aeroporto JK chegou a anunciar "estoque zerado" de QAV (entenda abaixo).

"Com o reabastecimento, os níveis dos reservatórios devem chegar a 55%. O que garante um dia de operação contingenciada. A sustentabilidade da operação somente será possível caso o transporte do suprimento até o terminal seja contínuo", diz o consórcio Inframérica, responsável pela administração do aeroporto.

Voos cancelados

Até as 14h30, 14 voos tinham sido cancelados no Aeroporto Internacional de Brasília nesta segunda. O número inclui 9 decolagens e 6 pousos previstos para a capital federal.

Desde sexta-feira, 146 voos com passagem pelo terminal tinham sido cancelados. O dia mais crítico foi o sábado (26), quando foram cancelados 71 voos – cerca de 30% de todas as viagens previstas para o dia.

A chegada dos 25 caminhões-tanque não gera efeito imediato no fluxo de voos. Segundo a Inframérica, antes de chegar aos tanques das aeronaves, o combustível passa por testes de qualidade, além de um processo de decantação. Por isso, é preciso esperar algumas horas entre a entrega e o uso do querosene.

Painel do Aeroporto JK mostra voos cancelados na tarde desta sexta — Foto: TV Globo/Reprodução

Desde a última quarta (23), aeronaves só podem pousar no terminal se tiverem combustível suficiente para levantar voo novamente. O contingenciamento não tem data prevista para acabar.

Escolta reforçada

Ao todo, o comboio percorreu 740 km pela BR-040, no trajeto entre Betim (MG) e a capital federal. Somados, os 25 veículos levaram 1,36 milhão de litros de querosene para as aeronaves no pátio do Aeroporto de Brasília.

Caminhões-tanque com querosene de aviação chegam ao Aeroporto Internacional de Brasília — Foto: Vinicius Cassela/G1

Pela manhã, o chefe do Estado-Maior da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada, coronel Gilberto da Silva Brevilieri, informou que o comboio receberia reforço na segurança no Entorno do DF.

"Chegando a Valparaiso (GO), teremos uma escolta de batedores do Exército para a chegada no Aeroporto JK. Esperamos uma chegada tranquila", disse.

Escoltados pelo Exército, 24 caminhões com 1,3 mil litros de combustível chegam ao DF

Escoltados pelo Exército, 24 caminhões com 1,3 mil litros de combustível chegam ao DF

Desabastecimento

O Aeroporto de Brasília declarou desabastecimento total duas vezes nos últimos quatro dias. No fim da tarde de domingo (27), o terminal ganhou fôlego na operação e chegou a 18% dos reservatórios ao receber 550 mil litros de querosene por volta das 19h40.

O combustível de domingo chegou transportado por 10 caminhões-tanque, escoltados por forças federais desde a BR-040, em Cristalina (GO). Em dias normais, o Aeroporto de Brasília recebe carregamento de 20 caminhões de querosene em média por dia.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1