Bolsonaro publica vídeo de leão contra hienas do STF e PSL e depois apaga

Compartilhado no Twitter

Teve repercussão negativa

Vídeo compartilhado por Bolsonaro mostra leão sendo atacado por hienas, mas que vence com apoio de 'Conservador patriota'
Copyright Reprodução/Twitter

O perfil do presidente Jair Bolsonaro no Twitter publicou –e apagou horas mais tarde– vídeo em que 1 leão identificado como “Presidente Bolsonaro” afugenta hienas que representam instituições como o PSL e o STF (Supremo Tribunal Federal), entre outras.

O recuo se deu após repercussão negativa. No último dia 17, outro tweet foi excluído da conta de Jair Bolsonaro na rede social –a mensagem tratava do julgamento sobre prisões após 2ª Instância no STF (Supremo Tribunal Federal). O filho 02 do presidente, vereador Carlos Bolsonaro (PSC), reconheceu responsabilidade por aquela publicação e pediu desculpas. Desta vez, não está claro se Carlos teve algum envolvimento com a postagem do vídeo dos leões e hienas.

Além de PSL e STF, a montagem compartilhada no perfil de Bolsonaro nesta 2ª feira exibe ainda hienas identificadas como PT, PC do B, TV Globo, Movimento Feminista, Veja, “Isentão”, Estadão, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Psol, ONU (Organização das Nações Unidas), Folha de S.Paulo, Lei Rouanet, MBL (Movimento Brasil Livre), Força Sindical e PDT.

Assista ao vídeo abaixo:

O vídeo tem duração de 1 minuto e 25 segundos. Próximo de acabar, surge outro leão identificado como “conservador patriota”. O segundo felino ajuda “Jair Bolsonaro” a afugentar as hienas. Os 2, ao fim da gravação, acabam juntos e se cumprimentando carinhosamente –cabeça com cabeça–, depois de se livrarem das hienas.  Surge então a mensagem: “Conservador patriota, vamos apoiar o nosso presidente até o fim! E não atacá-lo! Já tem a oposição pra fazer isso!

Antes de acabar, aparece uma foto de Jair Bolsonaro –o humano, e não o leão– olhando para cima, sorrindo. Uma bandeira do Brasil tremula sobre esta imagem. Em 50 minutos no ar no Twitter do presidente, o vídeo já havia sido visto mais de 240 mil vezes.

Na legenda da publicação, Bolsonaro escreveu:

– Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador …..

– Mais que a vida, a nossa LIBERDADE.

– Brasil acima de tudo!

– Deus acima de todos!

CONTEXTO

A publicação no Twitter ocorre 1 dia depois de o presidente da Argentina, Mauricio Macri, que é aliado de Bolsonaro, ser derrotado nas eleições daquele país. Saiu vitoriosa a chapa encabeçada por Alberto Fernández, que tem a ex-presidente Cristina Kirchner como vice.

Nesse domingo, Fernández parabenizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seus 74 anos. Ainda publicou uma foto na qual aparece com várias pessoas de sua equipe de campanha fazendo o sinal da letra L com a mão, em referência ao lema “Lula Livre”.

“Também hoje é aniversário do meu amigo Lula, 1 homem extraordinário que está preso injustamente por 1 ano e meio. Parabéns pra você, querido Lula. Espero te ver em breve”, disse Fernández no post.

No Uruguai, Bolsonaro também não deve ganhar 1 aliado. Haverá 2º turno na disputa para a Presidência, tendo o socialista Daniel Martínez liderado as pesquisas durante a campanha e obtido a maior parte dos votos no pleito deste domingo (27). A Bolívia já reelegeu em 1º turno o presidente Evo Morales, que não é alinhado ao brasileiro.

Há ainda outros países que expõem o enfraquecimento da agenda de Bolsonaro. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump passa por 1 processo de impeachment. No Paraguai, Abdo Benítez enfrentou uma denúncia de impeachment (depois, conseguiu arquivar). O que motivou o processo foi o escândalo sobre venda de energia da Usina de Itaipu, no qual a família Bolsonaro foi citada pelos jornais paraguaios.

Outro aliado, o Chile, passa por protestos que já deixaram ao menos 19 mortos. Há exatamente 2 meses, no dia 28 de agosto, o presidente Sebastián Piñera visitava Bolsonaro no Palácio da Alvorada –residência oficial da Presidência– por ocasião das queimadas na Amazônia.

autores