Midia e Marketing

Por G1


Mesa no AudioDay reuniu Camila Olivo, do podcast Panorama CBN, Renata Lo Prete, de O Assunto, do G1, e Cléber Machado, do Hoje Sim, do Globoesporte.com — Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

O evento Globo AudioDay discutiu nesta segunda (28) em São Paulo o crescimento dos podcasts no Brasil e apresentou dados de uma nova pesquisa sobre o consumo da plataforma no país: 13% da população (equivalente a 21 milhões de brasileiros) têm o costume de escutar podcasts e mais de 50% desse público está fora do eixo Rio-São Paulo, de acordo com pesquisa Ibope/TV Globo.

Os números mostrados por Renata Fernandes, head de mídias digitais da Globo, também apontam que 52% da população brasileira já usou comando de voz no celular. Os assistentes de voz são outra plataforma de conteúdo que vem ganhando proeminência no mercado. No ano passado, o G1 Eleições forneceu informações sobre os candidatos da corrida presidencial e, numa das mais recentes experiências, os assistentes de voz tinham disponível conteúdo relacionado à novela "Malhação".

O Globo AudioDay também reuniu podcasters, anunciantes, agências e executivos do Grupo Globo para conversas sobre a criação de programas nesse formato. "Podcast forma uma relação com o ouvinte. Sabemos da vida dele. Temos feedback pelo engajamento nas redes sociais e nos adaptamos ao que os ouvintes falam", disse Juliana Wallauer, do Mamilos, um dos podcasts mais populares do país. Ela participou de um bate-papo ao lado de Tata Lopes do podcast Zorra, do GShow, e Gustavo Castilião, do QuebraDev, um podcast sobre tecnologia voltado ao público da periferia brasileira. A mesa teve mediação de Fernando Luna, diretor de projetos digitais da diretoria de negócios integrados da Globo.

Flávia Toledo, gerente de análises e insights do marketing integrado da Globo, apresentou dados sobre o potencial do mercado de podcasts. São mais de 700 mil podcasts no mundo e há uma expectativa de receita de cerca de US$ 1 bilhão em 2021. O diretor-executivo da rádio CBN, Ricardo Gandour, mostrou cases bem-sucedidos em que podcasts estão sendo veículo para campanhas publicitárias. "O podcast tem um tom diferente do rádio e as marcas estão se apropriando disso", afirmou.

O evento foi encerrado com uma mesa que teve participação da jornalista Renata Lo Prete, apresentadora do podcast O Assunto, do G1, o locutor Cléber Machado, que comanda o Hoje Sim, no Globoesporte.com, e Camila Olivo, do Panorama CBN.

"É um baita aprendizado, é completamente diferente de apresentar o Jornal da Globo", afirmou Lo Prete, que também comanda o telejornal. "E é a primeira vez na minha carreira que eu vejo os amigos da minha filha, um público jovem, comentando algum trabalho meu. Você percebe realmente uma resposta do público jovem. Um ouvinte disse que foi bem numa prova por causa de um episódio sobre vacinação."

Cléber Machado destacou a chance de aprofundar assuntos em um podcast. "O podcast é para quem está interessado naquele determinado papo. Você está falando para uma pessoa que está prestando atenção. Dá para ser mais profundo", disse.

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