Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Suspeito de matar Marielle desmente porteiro de Bolsonaro

O próprio Ministério Público do Rio afirma que o funcionário mentiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-PM Élcio de Queiroz, um dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco, já havia negado a investigadores que tivesse citado a casa 58 para o porteiro quando visitou o condomínio em que vive Jair Bolsonaro, no Rio —o imóvel é do próprio presidente.

PM reformado Ronnie Lessa, que teria efetuado disparos, e o ex-policial Élcio Queiroz, acusado de dirigir o carro do atirador
PM reformado Ronnie Lessa, que teria efetuado disparos, e o ex-policial Élcio Queiroz, acusado de dirigir o carro do atirador - Reprodução

FAZ TEMPO 

“Isso já havia sido esclarecido nos autos há bastante tempo. Ele foi à casa do Ronnie Lessa [outro suspeito do crime e vizinho de Bolsonaro]. Nunca disse na entrada que iria na casa do presidente”, diz o advogado Henrique Telles, que defende o ex-PM.

PLANILHA 

“O porteiro anotou o número errado da casa. O problema é dele”, segue Telles, afirmando que os investigadores mostraram a Élcio de Queiroz os registros da guarita do condomínio com o número 58 ao lado de seu nome. “Ele disse que estava errado.”

PLANILHA 2 

Na terça (29), o Jornal Nacional revelou que o porteiro não apenas anotou o número da casa de Bolsonaro nas planilhas —mas também afirmou ter interfonado para a residência e falado com o “Seu Jair”. Detalhe: o presidente estava em Brasília.

PINÓQUIO 

O próprio Ministério Público do Rio afirma que o porteiro mentiu.

PARA TUDO 

E os advogados de Élcio e Ronnie Lessa vão apresentar à Justiça um pedido de suspensão do processo em que são acusados de matar a vereadora.

PEDRA DURA 

Eles vão sustentar que gravações que estão numa denúncia sobre obstrução da Justiça apresentada pela ex-procuradora Raquel Dodge citam novos suspeitos de cometer o crime. “É preciso suspender o processo até que esses fatos sejam esclarecidos”, diz Telles.

ME EXPLICA 

O ex-ministro José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns, entrará nesta quinta (31) no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma queixa-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em nome do Greenpeace. 

ME EXPLICA 2 

Salles insinuou que um navio da organização internacional poderia ser responsável pelo vazamento de óleo nas praias do Nordeste.


INTERCÂMBIO NA TELONA

O ator americano Willem Dafoe esteve no Auditório Ibirapuera, em SP, na terça (29), para lançar o filme “O Farol”. As atrizes Alessandra Negrini, Carla Salle e Virgínia Cavendish passaram por lá. O diretor do longa, Robert Eggers, também compareceu.


PONTO FINAL

O filme "Chatô - O Rei do Brasil", teve as contas aprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas a União) na quarta (30) –quase duas décadas depois de as primeiras denúncias contra o ator e diretor Guilherme Fontes terem sido divulgadas.

RECOMEÇAR

"Vou respirar fundo, reabrir minha empresa e voltar a produzir", diz o ator, que chegou a chorar com amigos ao receber a notícia. "O Brasil não é para amadores."

EM DOBRO

Fontes segue: "Eu tinha 30 anos e milhões de planos. O país vem e me diz que não poderia mais fazer o que ele mesmo já tinha me autorizado [o filme, que acabou lançado apenas em 2015]. A gente tem que pensar duas vezes antes de confiar".

ESPECTADOR 

O ator americano Willem Dafoe, que esteve em SP na terça (29) para lançar o filme “O Farol”, diz que entendeu a situação política do Brasil quando assistiu ao documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa. “Aquele filme tornou as coisas muito claras para mim.”

ESPECTADOR 2 

“Sei o que está acontecendo [no Brasil]. As florestas e como elas têm sido exploradas são assuntos de muita discussão nos Estados Unidos. Então eu realmente vejo, me preocupo, e torço por um futuro melhor”, afirmou Dafoe.

ATIVIDADE 

O setor de comércios e de serviços paulista gerou 31.862 vagas de empregos formais em agosto. O número é resultado da diferença entre as 308.873 contratações e os 277.011 desligamentos registrados no período no estado SP, segundo levantamento da Fecomercio.  

OCUPAÇÃO 

É o terceiro mês consecutivo em que esses setores aumentaram o número de vagas. Em julho, foram criadas 13.296 postos. Em junho, 9.238. Em maio, 3.184. A FecomercioSP diz que há um estoque ativo de 10,1 milhões de vagas.

RACISMO 

O julgamento do processo em que quatro pessoas são acusadas de promover ataques racistas contra a apresentadora da Globo Maju Coutinho pela internet está entrando na reta final. A Justiça está recebendo as considerações finais das partes.

CRIME 

A ação tramita em segredo de justiça na 5ª Vara Criminal da Barra Funda, em São Paulo. O caso se baseia em denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo em 2016.

FUMAÇA 

A Secretaria Municipal de Cultura de SP convocou servidores de centros culturais, teatros e casas de cultura para realizar um curso de formação de brigada de incêndio. Serão ensinadas técnicas de prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio e abandono de local com sinistro, além primeiros socorros.


A atriz Maria Bopp foi ao lançamento do livro “Na Hora em que Acabar a Luz”, do escritor Lucca Bopp, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em SP, na terça (29). O evento também contou com a presença da jornalista Luíza Karam.


CURTO-CIRCUITO

Maria Fernanda Cândido, Mônica Waldvogel e Paula Trabulsi participam de bate-papo hoje, na abertura da mostra “O Incerto Lugar Do Desejo”. Às 19h, na Unibes Cultural. 

O Baile da Bruxa ocorre hoje no Four Seasons Hotel SP.

Philippe Boutaud-Sanz lança hoje o “Glossário Jurídico: Português - Inglês - Francês”. Às 19h, na Livraria da Travessa, em Pinheiros.

O Oka Festival promove hoje edição de Dia das Bruxas. A partir das 10h, no Okavango Espaço Holístico.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.