Brasil Oleo

Mais uma praia do Espírito Santo registra resíduos de óleo; agora são quatro no estado

Cerca de 700 militares chegaram este domingo a Pernambuco para contribuir com limpeza do litoral nordestino
Militares do porta-helicópteros multipropósito Atlântico chegam ao Porto do Suape, em Pernambuco Foto: Divulgação/Marinheiro (RM2) Costa
Militares do porta-helicópteros multipropósito Atlântico chegam ao Porto do Suape, em Pernambuco Foto: Divulgação/Marinheiro (RM2) Costa

RIO — Fragmentos de óleo foram encontrados este domingo em mais uma praia no Espírito Santo — é a quarta do estado a registrar a substância em sua areia. O material foi encaminhado para análise, em que os exames constatarão se este é o mesmo produto que atingiu mais de 400 localidades na Região Nordeste.

A mais recente praia capixaba afetada pela substância, e que já passou por ações de limpeza, foi o Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Norte do estado. A primeira localidade atingida foi a praia de Guriri , no município de São Mateus. O material coletado em outras duas — Urussuquara e Barra Nova —, na mesma cidade, está sendo analisado pela Marinha e por órgãos ambientais.

Leia mais: MPF questiona secretário da Pesca que incentivou consumo de pescado em área atingida por óleo

O Ibama fez ações de limpeza no Pontal do Ipiranga e afirmou que a praia está apta para banho. Em entrevista coletiva, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, concordou que a balneabilidade das praias não foi afetada, mas admitiu que ainda desconhece a dimensão do problema provocado pelo óleo.

— Nossa primeira preocupação é com o meio ambiente. Não sabemos a dimensão dos problemas causados. Aquilo que a gente vê, a gente está tirando. O óleo que fica na lâmina d'água superficial. Mas não sabemos ainda o impacto desse óleo embaixo da linha da água — disse. — Então nossa primeira preocupação é com a proteção dos estuários, manguezais, das foz de rios. A segunda preocupação é que a gente possa transmitir segurança aos moradores e turistas.

Forças Armadas chegam ao Nordeste

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado por Marinha, Ibama e Agência Nacional de Petróleo, informou este domingo que mais de 4.400 toneladas de resíduos de óleo foram retirados das praias do Nordeste. O descarte é feito pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente.

Os dois maiores navios da Marinha chegaram este domingo ao Porto do Suape, em Pernambuco, onde participarão da "Operação Amazônia Azul — Mar Limpo é Vida", para combater a chegada de óleo às praias nordestinas. Ambos deixaram o Rio de Janeiro e Niterói na última segunda-feira.

O porta-helicópteros multipropósito Atlântico e o navio doca multipropósito Bahia transportaram cerca de 700 fuzileiros navais , além de mergulhadores, viaturas e equipamentos. Os militares receberam treinamento da Petrobras e, sob orientação do Ibama, atuarão na limpeza de manguezais, estuários e recifes, além de fazer investigações sanitárias.