Por Rosanne D'Agostino, G1 — Brasília


O Brasil tem 32 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aptos a disputar eleições. E pode ganhar mais um: o presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (18) a desfiliação do PSL para criar uma nova legenda, a Aliança pelo Brasil.

Mas o processo de criação de uma agremiação partidária não é simples. Da elaboração do estatuto à aprovação do registro pela Justiça Eleitoral, são exigidos desde documentos e cumprimento de prazos até o apoio de um número mínimo de eleitores em todos os estados.

De acordo com o TSE, há 76 partidos em formação que comunicaram ao tribunal que já iniciaram o processo. Entre os que aguardam aprovação, está o Partido Nacional Corintiano (PNC). Para o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, há partidos "em demasia" no Brasil.

A criação de partidos é disciplinada pela Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) e pela Resolução 23.571 de 2018. Veja a seguir os passos para a criação de um partido:

Programa e estatuto

O primeiro passo é a elaboração do programa e do estatuto da agremiação por seus fundadores. O programa apresenta a linha ideológica e os objetivos políticos que nortearão a atuação do partido e não pode coincidir com outro já existente.

O estatuto disciplina as normas internas relativas ao funcionamento, à administração, ao patrimônio, entre outros. Os fundadores devem ser no mínimo 101 eleitores no pleno exercício de seus direitos políticos e com domicílio eleitoral em, pelo menos, um terço dos estados do país.

Requerimento ao cartório

É preciso registrar o futuro partido no cartório competente do Registro Civil das Pessoas Jurídicas em Brasília para que a sigla ganhe um número de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e possa funcionar regularmente como pessoa jurídica.

O requerimento deve ser assinado por pelo menos 101 fundadores com direitos políticos em dia, com domicílio eleitoral em pelo menos nove estados da federação.

Notícia de criação

Após o registro no cartório, o partido em formação tem até 100 dias para informar ao TSE sobre a sua criação. É a chamada “notícia de criação”, que deve conter todos os dados exigidos pela Justiça Eleitoral.

Apoio de eleitores

O quarto passo, e mais complexo, é a obtenção do apoio de eleitores. O partido deve comprovar que tem “caráter nacional” em um prazo máximo de dois anos.

A prova do apoio é feita mediante a assinatura dos eleitores não filiados a partidos, devidamente identificados, em listas ou fichas individuais, de acordo com modelos disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Esse apoio deve ser o equivalente a, no mínimo, 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos.

Segundo o TSE, com base no total de votos nas eleições de 2018 para a Câmara dos Deputados, os partidos em formação neste ano devem coletar pelo menos 491.967 assinaturas em, no mínimo, nove unidades da federação.

Além disso, o apoio deve estar distribuído por um terço ou mais dos estados e equivaler a, no mínimo, 0,1% do eleitorado que votou em cada um desses estados.

Registro

A última etapa é o processo de Registro de Partido Político. O partido político deve solicitar o registro da legenda nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, por fim, entrar com o pedido de registro do estatuto e do respectivo órgão de direção nacional no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No TSE, o pedido de registro é distribuído a um relator. O partido poderá apresentar seus argumentos se houver impugnação. Por fim, o pedido é votado pelo plenário da Corte.

Para participar das eleições, o registro deve ser aprovado pelo TSE até seis meses antes do pleito. A legenda deve constituir órgão de direção no local onde pretende concorrer até a data da convenção partidária para a escolha dos seus candidatos.

Somente o partido político que tiver registrado o seu estatuto no TSE pode participar do processo eleitoral, receber recursos do fundo partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão.

O registro do estatuto também assegura a exclusividade da denominação do partido, bem como de sua sigla e símbolos, vedada a utilização, por outras agremiações, de variações que venham a induzir a erro ou confusão dos eleitores.

Fusão e incorporação

Também há a possibilidade de fusão e incorporação de partidos. O PSL não descarta uma eventual fusão com o DEM.

De acordo com a legislação, por decisão de seus órgãos nacionais de deliberação, dois ou mais partidos poderão ser unificados ou serem incorporados a outro.

No caso de fusão, os órgãos de direção dos partidos políticos elaboram projetos comuns de estatuto e programa. Depois, os órgãos nacionais votam em reunião conjunta e, por maioria absoluta, elegem o órgão de direção nacional que promoverá o registro do novo partido político.

Nesse caso, os partidos envolvidos são extintos e é criado um novo partido.

No pedido de incorporação, cabe ao partido político incorporado deliberar, por maioria absoluta de votos, em seu órgão de direção nacional, sobre a adoção do estatuto e do programa de outra agremiação partidária.

Depois, em reunião conjunta dos órgãos nacionais, ocorre a eleição do novo órgão de direção nacional. Nessa situação, o partido incorporador permanece com o seu nome e sigla, se desejar.

Somente é admitida a fusão ou a incorporação de partidos políticos que tenham obtido o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral há pelo menos cinco anos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!