Defesa de Augusto Nunes reagrupa lavajatistas e bolsonaristas

Jornalista agrediu Glenn Greenwald

Foi citado 690 mil vezes no Twitter

Associado a ‘herói’ 18 mil vezes

O jornalista Augusto Nunes conseguiu nesta 5ª feira (7.nov.2019) reagrupar em torno da sua defesa no universo digital 2 grupos criados como consequência de uma divisão de antigos aliados do presidente Jair Bolsonaro e que estavam se distanciando nos últimos tempos: lavajatistas e bolsonaristas. Nesse contexto, o jornalista terminou o dia com uma dívida e muito mais próximo dessas tendências de opinião.

Receba a newsletter do Poder360

Após a briga de Nunes com o editor do site The Intercept, Glenn Greenwald, essas duas correntes digitais se uniram para enfrentar aqueles que estavam criticando o jornalista, revelando que a polarização da eleição passada continua forte e estruturada. O resultado foi uma guerra de posts no Twitter, compartilhamentos de artigos de sites de notícias e mensagens em grupos de WhatsApp.

Até às 19h desta 5ª, a polêmica em torno de Nunes estava ofuscando a votação da prisão em 2ª Instância no STF (Supremo Tribunal Federal). Enquanto no Twitter, a combinação das expressões STF ou prisão havia alcançado nesse horário 120 mil posts, as menções sobre Augusto ultrapassavam 406 mil tweets.

A briga ao vivo no programa O Pânico da Jovem Pan com Greenwald, colocou as hashtags #SomosTodosAugustoNunes e #AugustoNunesHerói entre as mais utilizadas no Twitter no Brasil até as 19h. Juntas, estavam presentes em 165 mil posts contra 31 mil para #augustocovarde.

Mas, em buscas abertas no Twitter, quando o internauta utiliza apenas o nome sem uma ligação direta com uma hashtag, o jornalista foi associado 124 mil vezes à palavra-chave covarde. Na combinação com herói, Nunes foi citado 18 mil vezes no Twitter.

A reação contrária foi balanceada com o apoio da rede de aliados do presidente Bolsonaro, como seus filhos Carlos e Eduardo, que produziram posts em defesa do jornalista.

Os aliados digitais de Nunes trabalharam em sincronia com sites alternativos de tendência bolsonarista no compartilhamento de notícias. Os 49 artigos mais relevantes sobre Nunes publicados até às 19h conseguiram 810 mil compartilhamentos.

O campeão com 171 mil compartilhamentos saiu no portal UOL, mas o segundo sob o título “Apoio incondicional ao premiado jornalista Augusto Nunes” do site alternativo Jornal da Cidade Online alcançou 120 mil compartilhamentos.

Nunes terminou o dia como 1 dos jornalistas brasileiros mais citados no Twitter. Até ontem, considerando os últimos 12 meses, o seu nome estava presente em 283 mil tweets contra 608 mil para Reinaldo Azevedo, outro profissional que desperta paixões e críticas nas redes sociais. Com o resultado de hoje, Nunes alcançou 690 mil tweets em torno do seu nome.

autores
Manoel Fernandes

Manoel Fernandes

Manoel Fernandes, 54 anos, é diretor da Bites (www.bites.com.br). A empresa fornece há 13 anos informações e análises de dados para a tomada de decisões estratégicas dos seus clientes. Com experiência de 31 anos como jornalista, Manoel fundou a empresa após trabalhar na Veja, na Forbes Brasil e na Istoé Dinheiro. Também dirigiu a Revista Nacional de Telecomunicações (RNT). É especialista em relações governamentais pelo Insper, integrante do Conselho de Turismo da Fecomércio São Paulo, do Grupo de Pesquisas de Redes Sociais (GVRedes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-Eaesp), do Conselho do Instituto de Relações Governamentais (IrelGov) e sócio efetivo do movimento Todos Pela Educação.

André Eler

André Eler

Jornalista (USP) e formando em Direito (USP). Atuou por quatro anos na revista Veja, além de ter passado por outros grandes veículos de comunicação do país. No Direito, desenvolve tese na área de Relações Governamentais e Direito Concorrencial.

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.