Por Mateus Rodrigues, Guilherme Mazui e Hamanda Viana, TV Globo e G1 — Brasília


Dramaturgo Roberto Alvim, escolhido por Bolsonaro para chefiar a Secretaria de Cultura — Foto: Nelson Almeida/AFP/Arquivo

O presidente Jair Bolsonaro escolheu nesta quinta-feira (7) o dramaturgo Roberto Alvim como novo secretário especial de Cultura do governo federal. A nomeação foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União".

Em setembro, Alvim utilizou uma rede social para atacar a atriz Fernanda Montenegro. Ele criticou um ensaio fotográfico no qual Fernanda Montenegro aparecia vestida de bruxa e amarrada em cima de uma pilha de livros.

"A intocável' Fernanda Montenegro faz uma foto pra capa de uma revista esquerdista vestida de bruxa. Na entrevista, vilipendia a religião da maioria do povo, através de falas carregadas de preconceito e ignorância", disse na publicação.

No texto, Alvim afirmou que artistas "difamam violentamente" o presidente Jair Bolsonaro. "Acuso Fernanda de mentirosa, além de expor meu desprezo por ela, oriundo de sua deliberada distorção abjeta dos fatos", escreveu. A ofensa do dramaturgo a atriz indignou a classe artística.

Roberto Alvim é diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, a Fundação Nacional de Artes, e será o terceiro secretário de Cultura desde o início do governo Bolsonaro.

Até o começo da semana, o dramaturgo estava subordinado ao ex-presidente da Funarte, maestro Miguel Proença, demitido por Bolsonaro na terça (4).

Também nesta quinta, a Secretaria de Cultura, que herdou a estrutura do antigo Ministério da Cultura, extinto por Bolsonaro, foi transferida para o Ministério do Turismo. No atual governo, a secretaria pertencia ao Ministério da Cidadania.

A transferência da secretaria e a escolha do novo titular foram feitas um dia depois de o governo exonerar o então secretário de Cultura, Ricardo Braga, que ficou dois meses no cargo.

Braga havia substituído Henrique Pires, que deixou o posto em agosto, depois que o Ministério da Cidadania suspendeu um edital com séries sobre temas LGBT – o que ele chamou de censura.

"Eu tenho o maior respeito pelo presidente da República, tenho o maior respeito pelo ministro, mas eu não vou chancelar a censura", afirmou Henrique Pires quando decidiu deixar o cargo.

'Muita coisa boa'

Na noite desta quinta-feira, Bolsonaro concedeu uma rápida entrevista na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial, na qual foi questionado sobre a nomeação de Alvim.

O presidente foi indagado sobre quem assumirá a Funarte, órgão vinculado à Secretaria de Cultura.

"Quem vai decidir isso é o Alvim. Porteira fechada para ele. Vem muita coisa boa por aí. A classe artística vai ficar feliz aí. Lei Rouanet, tem muita coisa boa aí", respondeu.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!