Televisão

TV americana nunca teve tantos personagens LGBTQ, diz relatório

Séries como 'Batwoman', 'Pose' e 'Euphoria' criaram pico de personagens gays

Billy Porter recebe prêmio de melhor ator por "Pose"
Billy Porter recebe prêmio de melhor ator por Pose' - Monica Almeida/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Séries como “Batwoman,” “Pose” e “Euphoria” fizeram o número de personagens lésbicas, gays e transgêneros na televisão norte-americana atingir um pico, o que ajuda a acelerar a aceitação da diversidade sexual na sociedade como um todo, de acordo com um relatório divulgado nesta quinta-feira (7).

O grupo Aliança contra a Difamação de Gays e Lésbicas (GLAAD) disse que os personagens LGBTQ representaram 10,2% das séries transmitidas pelos canais abertos no horário nobre. Essa foi a maior porcentagem nos 15 anos que a organização passou registrando cifras, e um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior.

Além daqueles com papéis recorrentes na temporada 2019-2020 em exibição, o GLAAD calculou que atualmente existem 488 personagens LGBTQ em programas de TV roteirizados nos Estados Unidos.

“Séries como ‘Pose,’ ‘Schitt’s Creek,’ ‘Batwoman’ e ‘Billions’ demonstram que não somente as histórias e personagens LGBTQ na televisão estão se tornando mais diversos, mas também que espectadores de todas as partes continuam a reagir com extrema positividade”, disse a presidente da GLAAD, Sarah Kate Ellis, em um comunicado.

 

A quantidade de personagens lésbicas e transgêneros mostrou um aumento particularmente robusto, graças em grande parte a “The L Word: Generation Q”, que está prestes a estrear, “Batwoman”, que mostrou a primeira super-heroína lésbica, e à também iminente “9-1-1: Lone Star”, que terá um ator negro transgênero.

A GLAAD disse que, segundo pesquisas de opinião recentes, menos de um quarto dos norte-americanos dizem conhecer pessoalmente algum transgênero.

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem