Publicidade

Internacional

Governo Bolsonaro insiste em visita de Trump ao Brasil

Trump e Bolsonaro

Mesmo diante dos sucessivos reveses que Donald Trump vem imponto ao Brasil, o governo Bolsonaro vai insistir em uma agenda do presidente dos Estados Unidos no país. Um novo esforço do Itamaraty para marcar uma data ainda no primeiro semestre de 2020 já estava programado para os próximos dias, e tudo indica que será mantido. O objetivo é marcar uma agenda antes que a campanha presidencial se aqueça noa EUA.

Com a medida anunciada hoje por Trump de retomar as tarifas de importações de aço e alumínio provenientes do Brasil, o grupo ligado ao ministro Ernesto Araújo avalia que a vinda de Trump seria gesto importante para mostrar alguma simetria na relação entre Brasil e EUA.

A expectativa é que em uma eventual agenda, Trump acelere acordos de livre comércio entre as duas nações e dê início ao apoio da entrada do Brasil na OCDE.

A leitura de boa parte dos diplomatas do Itamaraty é que o comando do ministério tem uma visão ingênua da relação com EUA, confundindo afinidade em pautas conservadoras com convergências de interesses econômicos. A avaliação é que a barreira ideológica imposta por Araújo e aliados do presidente não deixa a visão realista sobre a relação entre EUA e Brasil ganhar voz. 

Leia também