• Redação Marie Claire
Atualizado em
Drik Barbosa - Jaqueta, top, Hot Pant, Calça, Óculos, Choker, Colar, conjunto de pulseiras, anéis e  cinto Louis Vuitton  (Foto: Camila Cornelsen)

Drik Barbosa - Jaqueta, top, Hot Pant, Calça, Óculos, Choker, Colar, conjunto de pulseiras, anéis e cinto Louis Vuitton (Foto: Camila Cornelsen)

Em celebração ao Dia da Consciência Negra a Secretaria Municial de Cultura da cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro apresentam diversas atividades, como encontros, shows, palestras, cinema, dança, circo, teatro, exposições, programação infantil e debates.

Nomes como Conceição Evaristo, Drik Barbosa, Preta Gil, Linn da Quebrada, Paula Lima,  Zezé Mota, Majur, Jorge Ben Jor, Emicida, Liniker, Ícaro Silva, BaianaSystem, são alguns dos destaques dos eventos.

O Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é feriado municipal desde 2004 em São Paulo e no Rio de Janeiro desde 2002.

São Paulo

Um palco especial na Praça da República, no Dia da Consciência Negra, recebe Jorge Ben Jor, a rapper Drik Barbosa acompanhada dos DJs KL Jay e Nyack e o Bloco Afirmativo Ilu Inã com a participação da cantora Tássia Reis e de Melvin Santhana.  Ainda na região central, a programação ocupa espaços como a Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural Olido, Capela dos Aflitos e Theatro Municipal de São Paulo; na zona leste, Casas de Culturas Hip Hop Leste, Itaim Paulista, Raul Seixas (Itaquera) e São Mateus; na zona norte, Centro Cultura da Juventude (CCJ) e Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, zona oeste; zona oeste, Centro Cultural Tendal da Lapa e Teatro Cacilda Becker e zona sul, Casa de Cultura Hip Hop Sul, Centro Cultural do Grajaú, Centro de Culturas Negras do Jabaquara e Centro Cultural São Paulo. Confira a programação completa aqui.

Expo na Laje terá inauguração 20/11 na Zona Sul de São Paulo (Foto: Divulgação/ Kamila Oliveria)

Expo na Laje terá inauguração 20/11 na Zona Sul de São Paulo (Foto: Divulgação/ Kamila Oliveria)

Com um timbre inconfundível e uma voz marcante, Paula Lima se apresenta no dia 20 de novembro com a turnê Mil Estrelas no Memorial da América Latina. A atração faz parte do evento gratuito "Um Gesto de Liberdade", às 15h. A zona sul da cidade recebe a Expo na Laje, projeto que leva arte e cultura para fora dos meios tradicionais, em 20 de novembro, às 14h, no Bloco do Beco. Englobando moda e comportamento, evento celebra um ano da obra “Desse Lado da Cor” produzida pela iD Prod, que conta história e diferenças entre quatro jovens negros, além de exposição fotográfica e interativa, exibição de documentário, talk e pocket show.

As unidades do Sesc São Paulo tem uma programação extensa em comemoração a data, destaque para o dia 20 de novembro com show do Bloco Afro Ilú Obá de Min no Sesc Santana, às 18h. A apresentação de danças angolanas no Sesc Pinheiros, às 16h. E o Encontro Internacional Afro-Feminismos de Abya Yala: uma aposta crítica para o agora, às 14h. Confira aqui.

O AFROPUNK desembarca em São Paulo e, em parceria com o evento afrobrasileiro Feira Preta e a 999, realizam um festival de duas noite, 19 e 20 de novembro, na Audio em São Paulo com shows de artistas brasileiros como BaianaSystem, Black Pantera, Baco Exu do Blues, Aya Bass Featuring Luedji Luna, Xenia França e Larissa Luz, Karol Conka, Rincon Sapiência, Young Piva, Batekoo e New York DJ MikeQ, entre outros, e como hostess Magá Moura e Linn da Quebrada. Saiba mais aqui.

A festa Amem promove a Kiki Ball Afrodiaspórica na Casa Natura Musical, com competições de voguing e outras categorias inspiradas na cultura ballroom nova-iorquina dos anos 1970, shows de Monna Brutal e Biel Lima, além de discotecagem da DJ Úrsula Zion, dia 22. Já no dia 23, a sambista Teresa Cristina canta um repertório assinado apenas por compositores negros no espetáculo Um Sorriso Negro.

BACK2BLACK FESTIVAL sublinha as conexões genéticas, históricas e culturais da África com o resto do planeta – a extraordinária contribuição do continente africano em São Paulo, com show de Erykah Badu no dia 21 de novembro no Espaço das Américas, a partir das 20h.

A cantora texana Erykah Badu, cujo visual já inspirou uma coleção da Givenchy (Foto: Foto Arena)

A cantora texana Erykah Badu, cujo visual já inspirou uma coleção da Givenchy (Foto: Foto Arena)

Rio de Janeiro

A programação do Rio de Janeiro traz algumas homenagens como, o Cortejo da Tia Ciata no dia 20 de novembro a partir das 11h na Avenida Presidente Vargas. Após o cortejo, acontece a Roda de Samba da Cabaça, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Na mesma data, no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, às 20h, acontece o espetáculo "Ícaro and The Black Stars", que leva o público ao encontro de artistas negros que fizeram o mundo cantar, dançar e pensar. Pelos passos mágicos de Michael Jackson, pela poesia de Bob Marley, pelo timbre de Beyoncé ou pela loucura de Tim Maia. No dia 27 de novembro, o projeto Samba Tem História apresenta o espetáculo "Mulheres Negras Trabalhadeiras", que homenageia mulheres guerreiras em suas vidas cotidianas e em seus trabalhos artísticos. Nesta edição, as homenageadas são Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus e a escritora Carolina Maria de Jesus, no centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, às 16h.

O MIMO Festival oferece programação internacional gratuita em locais históricos no Rio de Janeiro e, pela primeira vez, em São Paulo, com 80 atividades durante seis dias. Na capital paulista acontece de 22 a 24 de novembro na Praça das Artes e no Mosteiro de São Bento e no Rio de 29 de novembro a 01 de dezembro na Fundição Progresso e Museu da República. Algumas das atrações nas duas cidades são Xenia Franca, Edgar e Feminine Hi-Fi. Confira a programação aqui.

Preta Gil apresenta o show “Baile da Preta” no Centro Cultural João Nogueira em 19 de novembro, às 21h. No mesmo dia, acontece o Baile Charme - Soul com abertura com o cantor Quinho e o DJ Felipe Brandão na Lona Cultural Municipal João Bosco, às 19h. Confira a programação completa aqui.

BACK2BLACK FESTIVAL comemora 10 anos este ano e sublinha as conexões genéticas, históricas e culturais da África com o resto do planeta – a extraordinária contribuição do continente africano no Rio de Janeiro com Erykah Badu e banda, desfilando todos os seus sucessos, estilos e modas. Dois shows formados por coletivos de hip hop, encontros de MCs, DJs e cantores do continente africano e do Brasil. E o cantor moçambicano Plutonio no dia 23 de novembro no Armazém Utopia.

Preta Gil (Foto: Divulgação)

Preta Gil (Foto: Divulgação)