Exclusivo para Assinantes
Política teaser

Mensagens de ex-assessora de Flávio Bolsonaro expõem esquema na Alerj

Em conversas, Danielle Mendonça, ex-mulher de Adriano Nóbrega,, diz estar ‘incomodada’ com origem de dinheiro e é orientada a faltar depoimento por Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro Foto: Daniel Marenco / Agência O GLOBO
O senador Flávio Bolsonaro Foto: Daniel Marenco / Agência O GLOBO

RIO — Os diálogos que ajudaram a embasar a operação desta quarta-feira estavam no celular de Danielle Mendonça , apreendido durante a operação os Intocáveis, que investigou a atuação de milicianos na Zona Oeste do Rio. Além de ex-assessora do gabinete de Flávio Bolsonaro, Danielle é ex-mulher de Adriano Nóbrega, acusado de pertencer a um grupo de extermínio e foragido desde o ano passado. Numa das mensagens, Fabrício Queiroz envia para Danielle o contracheque dela, para que fizesse seu imposto de renda. É um indício, segundo o MP, de que ela sequer comparecia ao gabinete.

Leia : Ex-assessores de Flávio Bolsonaro deram R$ 2 milhões a Queiroz, diz MP

Em outra, ela diz a uma amiga que há muito tempo vinha “incomodada com a origem desse dinheiro”. A conversa aconteceu em janeiro deste ano. No mesmo mês, Danielle conversou por mensagem com outra amiga , que confirmou a ilicitude dos pagamentos que recebia. Identificada apenas como “Paty”, a amiga da mulher de Adriano lembra a Danielle que foi o marido que havia conseguido uma nomeação como funcionária fantasma na Alerj e, por isso, ela poderia “ter se enrolado” com a Justiça.

Bela Megale Ex-assessora comandou esquema de rachadinhas antes de Queiroz, diz MP

As mensagens de Danielle mostraram ainda conversas entre a ex-assessora e Queiroz falando sobre a intenção de continuar com o esquema ilícito em 2019. No entanto, com a publicação da reportagem sobre as movimentações atípicas detectadas pelo Coaf, Danielle é exonerada, em janeiro. Na conversa, Queiroz adverte a ex-assessora:

“Tá havendo problemas. Cuidado com que vai falar no celular”.

Leia : MP diz que parentes de Bolsonaro sacavam salário 'na integralidade' para 'repassar'

O último contato de Queiroz com Danielle por WhatsApp foi feito em 16 de janeiro. De acordo com o MP, apesar de algumas mensagens terem sido apagadas, é possível entender que Queiroz pergunta se a ex-assessora foi chamada a depor pelo Ministério Público e a orienta a faltar o depoimento.

Entenda: Flávio Bolsonaro movimentou R$ 2,2 milhões em imóveis e loja de chocolate

“Chamaram sim”, escreve Daniella, que logo em seguida responde a outra pergunta apagada por Queiroz: “Um policial veio aqui na quinta-feira passada. Amanhã será o dia do depoimento”.

Queiroz, então, manda mais algumas mensagens que foram apagadas. A ex-assessora, por fim, responde, dando a entender que falou com advogados:

“Eu já fui orientada. Ontem eu fui encontrar os amigos”.

Os diálogos apontam que Queiroz tinha receio de que a imprensa descobrisse que Danielle era funcionária fantasma no gabinete de Flávio.

"Não querem correrem (sic) risco, tendo em vista que estão concorrendo e a visibilidade que estão", escreveu o ex-assessor a Danielle.

A ex-mulher de Adriano pergunta a Queiroz se ele acha que "vai pegar alguma coisa". Ele escreve:

"Estão fazendo um pente fino nos funcionários e a família dele". E completa: "saiu uma matéria já no Globo de domingo".

Danielle também troca mensagens com o ex-marido, e o MP aponta que os diálogos demonstram que o acusado de integrar grupo de extermínio também ficava com dinheiro da Alerj.

"Contava com o que vinha do seu tmbm (sic)", escreveu Adriano, no que para os promotores é uma refência ao salário da assembleia legislativa.