Por G1


Vídeo divulgado pelo New York Times aparenta mostrar míssil atingindo avião da Ucrânia

Vídeo divulgado pelo New York Times aparenta mostrar míssil atingindo avião da Ucrânia

A pessoa que publicou na internet um vídeo do ataque com míssil que derrubou um avião ucraniano no Irã na semana passada foi presa, informou a Reuters, citando a agência iraniana Fars nesta terça-feira (14). A ação matou 176 pessoas de diferentes nacionalidades.

Segundo a agência, agentes de elite da Guarda Revolucionária prenderam a pessoa que publicou o vídeo. O resultado da investigação será apresentado ao público, mas não há mais detalhes, segundo a Reuters.

A Fars não disse se o vídeo em questão é o mesmo divulgado pelo jornal norte-americano "The New York Times" na quinta-feira passada (6). A publicação confirmou a autenticidade do vídeo.

No sábado, o Irã admitiu que militares derrubaram o Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines momentos depois de o avião decolar do aeroporto de Teerã. O regime iraniano, porém, disse que não tinha intenção de atacar a aeronave, no que o presidente Hassan Rohani chamou de "erro imperdoável".

Irã anuncia prisões

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, em foto desta terça-feira (14). — Foto: Iranian Presidency Office via AP

O Irã anunciou nesta terça-feira que foram presos "alguns indivíduos" envolvidos na queda do avião ucraniano. A Justiça do país não informou quantas pessoas foram presas nem os nomes delas.

"A responsabilidade recai sobre mais do que apenas uma pessoa", declarou o presidente iraniano, Hassan Rohani. Ele disse ainda que os culpados "devem ser punidos. As forças armadas iranianas admitirem seu erro são um bom primeiro passo. Devemos garantir às pessoas que isso não acontecerá novamente", acrescentou.

Apesar de ter apontado erros e negligência, Rouhani também repetiu a declaração de que a tragédia com o avião tinha origem em agressões americanas.

"Foram os EUA que criaram um ambiente agitado. Foram os EUA que criaram uma situação incomum. Foram os EUA que ameaçaram e levaram nosso amado (Soleimani)", disse Rouhani.

Qassem Soleimani, o principal general iraniano, morreu na manhã de 3 de janeiro (2 de janeiro no Brasil), depois de um ataque aéreo americano em Bagdá, no Iraque. Em retaliação, o Irã atingiu, com mísseis, bases que abrigavam tropas americanas em solo iraquiano.

Poucas horas depois, em um outro lançamento feito pelo Irã, um míssil atingiu o avião ucraniano, em um gesto executado "sem intenção", segundo as autoridades iranianas. A admissão de culpa pelo Irã veio depois de diversas negativas anteriores.

Entre 82 e 147 passageiros a bordo do avião, que saiu de Teerã para Kiev, na Ucrânia, tinham nacionalidade iraniana; a divergência nos números se deve ao fato de o Irã não reconhecer a dupla cidadania.

Desde a admissão de culpa pelas autoridades iranianas, o país tem vivido protestos. Vídeos circulando na internet mostram, supostamente, o momento em que forças de segurança atingem manifestantes com balas e gás lacrimogêneo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!