Cinema

Por G1


Seu Jorge e o diretor Wagner Moura no set de 'Marighella'. Filme estreia no Festival de Berlim 2019 — Foto: Divulgação

Após ter o lançamento adiado, o filme "Marighella" vai estrear no Brasil no dia 14 de maio.

O longa é o primeiro trabalho de Wagner Moura na direção e foi aplaudido de pé no Festival de Berlim.

Inspirado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães, o filme foca nos últimos cinco anos de vida de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro, de 1964 até sua violenta morte em uma emboscada em 1969. Assista ao teaser abaixo.

'Marighella': assista ao teaser

'Marighella': assista ao teaser

Seu Jorge interpreta o guerrilheiro e contracena com Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Rafael Lozano e Luiz Carlos Vasconcelos.

A informação foi divulgada através da página do filme no Instagram nesta quinta-feira (16).

Estreia cancelada em novembro

A data inicial de lançamento era 20 de novembro. Dois meses antes, no entanto, a produtora O2 Filmes cancelou a estreia no Brasil alegando que "não conseguiram cumprir a tempo trâmites exigidos pela Ancine".

"Os produtores haviam escolhido o mês de novembro, que marca os 50 anos de morte de Carlos Marighella, e o dia 20, da Consciência Negra, para a estreia. No entanto, a O2 Filmes não conseguiu cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine", diz comunicado da empresa.

"'Marighella' segue sendo apresentado com muitos sucesso em vários festivais de cinema no mundo. Nosso objetivo principal sempre foi a estreia no Brasil. Os produtores e a distribuidora Paris Filmes vão seguir trabalhando para que isso aconteça", completa.

Lançamento no Festival de Berlim

Wagner Moura leva placa de Marielle Franco ao tapete vermelho do Festival de Berlim — Foto: Tobias Schwarz/AFP

Elenco e equipe participaram da estreia do filme no festival de cinema alemão em fevereiro de 2019. Wagner Moura levou uma placa com o nome da vereadora carioca Marielle Franco ao tapete vermelho. Ao final da sessão, o filme foi aplaudido de pé.

Filme ‘Marighella’, de Wagner Moura, estreia no festival de Berlim

Filme ‘Marighella’, de Wagner Moura, estreia no festival de Berlim

Pedido de reembolso vetado

No final de agosto, a Diretoria Colegiada da Ancine vetou um pedido de reembolso de mais de R$ 1 milhão feito pela produtora do filme “Marighella”. A decisão foi tomada em reunião em agosto.

Segundo a decisão da diretoria, o pedido foi negado porque os recursos pelos quais a produtora O2 pede reembolso são parte da receita já aprovada para o projeto. Eles não poderiam, então, ser ressarcidos com recurso público.

Na mesma reunião, a diretoria negou outro requerimento em relação ao filme, feito pela O2 e pela SM Distribuidora em 8 de agosto.

As empresas pediam que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) reavaliasse os prazos de investimento na comercialização do filme.

Produtora e distribuidora propuseram que as obrigações fossem cumpridas antes da assinatura do contrato de investimento na produção. Segundo estabelece o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual, para ter este direito, é preciso já ter o contrato.

Procurada pelo G1, a O2 disse que o pedido de revisão de prazos foi motivado pela "morosidade do FSA no processo de contratação e nele a O2 apenas formulou questionamento acerca da viabilidade da obrigação de oferta ao Fundo ser cumprida antes da efetiva contratação".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!