Exclusivo para Assinantes
Cultura

Para artistas, retorno do MinC seria 'avanço em meio a retrocesso'

Medida anima setor, que espera mais autonomia para o órgão
O produtor Luiz Carlos Barreto: "A cultura é uma questão estratégica de Estado, não pode ser joguete na mão de políticos" Foto: Jorge William / Agência O Globo
O produtor Luiz Carlos Barreto: "A cultura é uma questão estratégica de Estado, não pode ser joguete na mão de políticos" Foto: Jorge William / Agência O Globo

RIO — A notícia de uma possível volta do Ministério da Cultura foi bem recebida por representantes da classe artística. Em geral, a ideia é de que se trataria de “um avanço em meio a um retrocesso”, como definiu o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto.

NOVA MINISTRA? Bolsonaro estuda dar status de ministério para Cultura se Regina Duarte aceitar convite

— Ao voltar atrás, o governo prova que acabar com o ministério foi um erro — diz Barreto. — O governo Temer também tentou e se arrependeu. É uma indústria que movimentou trilhões no mundo todo.

Barreto, que critica a gestão de Roberto Alvim na secretaria (“uma pessoa insana”), lembra a importância do setor.

— A cultura é uma questão estratégica de Estado, não pode ser joguete na mão de políticos — diz o cineasta, comentando também a possível ida de Regina Duarte para a pasta. — Ela tem tudo para ser uma boa ministra. Tem ligação estreita com os meios artísticos. Se teve posições políticas erradas, isso não a desmerece.

A produtora cultural Paula Lavigne está torcendo para que a atriz aceite.

— Só o fato de ter essa possibilidade da volta do MinC já é um avanço — avalia. — Precisamos de gente de respeito. E não é porque Regina virou uma pessoa que apoia a extrema-direita que ela deixou de ser quem é. Lutamos contra o fascismo e isso eu não posso acreditar que Regina apoie.

O compositor Leoni considera que a ida da Cultura para o ministério do Turismo trouxe conflitos de interesses.

— Talvez com um ministério haja mais autonomia para lidar com questões como direito autoral — diz o músico.

O produtor Eduardo Barata, presidente da Associação dos Produtores de Teatro (APTR), que no sábado promoveu um encontro no Rio com a classe para discutir o futuro da cultura no país , afirma que a área só perdeu status por perseguição política:

— Só gostaríamos do MinC de volta se acompanhado da defesa de princípios fundamentais como educação, liberdade de expressão, liberdade religiosa e liberdade para criação artística. Repúdio para censura de qualquer espécie e sem dirigismo cultural. Esse é o ministério que queremos.