Cultura

Spotify lança gerador de playlists para cachorros, gatos, hamsters, pássaros e iguanas

Serviço é baseado na personalidade do animal de estimação e nas canções que o dono escuta
Menu de escolha do seu pet para criação de playlist no Spotify Foto: Reprodução
Menu de escolha do seu pet para criação de playlist no Spotify Foto: Reprodução

LONDRES — Vai deixar seu animal de estimação sozinho em casa e está com medo de estressar o bicho? Teoricamente, seus problemas podem ter acabado. É o que o serviço de streaming Spotify tenta resolver com o lançamento, nesta quarta-feira, de um gerador de playlists que busca agradar tanto você quanto seu pet.

Playlist do verão: Ludmilla, Russo Passapusso e mais artistas indicam faixas para a estação

Para isso, a plataforma sueca criou um site próprio, o "Pet Playlist" (https://pets.byspotify.com/), onde você seleciona o seu tipo de animal de estimação entre cinco opções — cachorro, gato, hamster, pássaro e até iguana. O serviço pede ainda que você defina brevemente a personalidade do bicho, se ele é agitado ou calmo, tímido ou amigável, apático ou curioso.

Por fim, o usuário pode incluir o nome e uma foto do pet, e o serviço criará uma playlist personalizada para ele, baseada também no que você escuta.

Aposta para 2020: Georgia, a nova voz da house music britânica: ‘Você pode ser hedonista sem álcool ou drogas’

A iniciativa foi criada com base em uma pesquisa no Reino Unido, em que o Spotify descobriu que 74% dos seus usuários deixam músicas tocando para seus animais de estimação.

Além disso, o serviço criou ainda um podcast com "músicas suaves, elogios direcionados ao animal, histórias e mensagens de afirmação e segurança narradas por atores para aliviar o estresse quando ele estiver sozinho em casa".

A pesquisa com os usuários do Reino Unido indicou, também, que 42% dos assinantes afirmaram que seus animais têm um tipo preferido de música — um quarto deles foi além, garantindo terem visto os bichinhos dançando tais canções.