Exclusivo para Assinantes
Cultura

Bolsonaro dará carta branca para Regina Duarte rever nomeações

Prestes a assumir a Secretaria Especial da Cultura, atriz vai a Brasília nesta quarta conhecer a estrutura da pasta
Regina Duarte pode assumir a Secretaria de Cultura nesta quarta Foto: Reprodução
Regina Duarte pode assumir a Secretaria de Cultura nesta quarta Foto: Reprodução

BRASÍLIA - Prestes a assumir a Secretaria Especial da Cultura, a atriz Regina Duarte recebeu carta branca do presidente Jair Bolsonaro para fazer eventuais trocas no comando do departamento. Apesar da liberdade, a atriz avisou ao presidente que não pretende neste momento fazer mudanças drásticas na estrutura que já funciona na pasta.

Nesta quarta-feira, Regina fará uma primeira reunião com os servidores para entender sobre a tramitação, serviços e burocracia da pasta. A atriz teve uma conversa considerada produtiva com o presidente na última segunda-feira, quando sinalizou que aceitará comandar a Secretaria da Cultura.

Nas redes sociais nesta terça-feira, a atriz avisou que terá “muito trabalho pela frente”. Foi cogitada a possibilidade de se criar um Ministério da Cultura, mas a ideia acabou descartada pelo governo. A nomeação dela, porém, só deve ser publicada no Diário Oficial da União após o presidente voltar da viagem à Índia.

Regina Duarte e Bolsonaro em 2018, durante a campanha para a presidência, quando a atriz declarou seu apoio ao então candidato do PSL. Regina prometeu responder o convite para a Secretaria até este sábado Foto:  
Regina Duarte e Bolsonaro em 2018, durante a campanha para a presidência, quando a atriz declarou seu apoio ao então candidato do PSL. Regina prometeu responder o convite para a Secretaria até este sábado Foto:

Regina Duarte foi convidada após Roberto Alvim, dramaturgo com experiência em direção teatral, ter sido demitido na semana passada após copiar frases de um discurso nazista em um pronunciamento oficial da Secretaria. Ele fazia a divulgação de um prêmio quando adotou falas e estética polêmicas, que faziam alusão ao estilo do ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

Leia mais: Roberto Alvim diz que desconfia de ação satânica por trás de sua demissão

O nome dela foi sugerido pelo próprio presidente Jair Bolsonaro em reunião com os ministros Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (GSI) no momento da demissão de Alvim. Bolsonaro perguntou aos aliados o que achavam de convidá-la e lembrou da atuação dela durante a campanha presidencial de 2018.

Defensora do governo Bolsonaro, a atriz é amiga da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Regina é uma das conselheiras do Pátria Voluntária, programa de Michelle para fomentar a prática do voluntariado no país.

Alvim foi o terceiro titular da Cultura no governo Bolsonaro. Em agosto, o então secretário Henrique Pires deixou o cargo após polêmica envolvendo o cancelamento de um edital para TVs públicas que incluía séries com temática LGBT. Depois, o economista Ricardo Braga foi alçado ao cargo, mas acabou sendo indicado para chefiar uma secretaria do Ministério da Educação após cerca de dois meses.