Cultura

Neil Peart: morte do astro do Rush inspira tributos de famosos e lembrança de entrevista polêmica

Um dos maiores bateristas da história do rock e jovem entusiasta da economia liberal, canadense sucumbiu a um câncer no cérebro na última terça-feira, aos 67 anos
O baterista do Rush, Neil Peart, em show no ano de 2002, na MGM Grand Garden Arena de Las Vegas Foto: Ethan Miller / REUTERS
O baterista do Rush, Neil Peart, em show no ano de 2002, na MGM Grand Garden Arena de Las Vegas Foto: Ethan Miller / REUTERS

RIO - O mundo do rock parou no fim de semana para lamentar a morte de Neil Peart . Integrante do grupo canadense Rush e dos maiores bateristas da história do rock, ele sucumbiu na terça-feira a um câncer no cérebro — mas a notícia de sua morte só veio a público na noite de sexta.

Ainda na sexta, o grupo americano Tool , que no ano passado tirou Taylor Swift do primeiro lugar da parada de álbuns dos Estados Unidos com o disco "Fear Inoculum" , prestou uma homenagem dupla a Peart no seu primeiro show de 2020, em San Diego: ele fez um cover parcial de "A passage to Bangkok", do Rush, e mostrou uma foto do baterista em seu cenário de vídeo durante a canção "Chocolate chip trip".

Charles Gavin : 'Aprendi muito sobre bateria e sobre a vida com Neil Peart'

Gigante do heavy metal, o Metallica lembrou no Twitter da vez em que tocou um trecho de "Tom Sawyer", do Rush, em 2018, no Canadá e escreveu "descanse em paz, Neil". No seu Instagram, o baterista do Metallica, Lars Ulrich , escreveu: "Obrigado por me inspirar e por toda a ajuda e conselhos que você deu ao longo dos anos, especialmente nos primeiros dias quando você tirou seu tempo para falar com um jovem e inexperiente baterista dinamarquês sobre gravações, equipamentos e as possibilidades que existiam."

Dave Grohl , cantor e guitarrista do Foo Fighters e baterista Nirvana , também prestou seu tributo no Twitter: "Ainda me lembro de forma vívida de minha primeira audição do álbum '2112' quando era jovem. Era a primeira vez que eu realmente ouvia um baterista." Tony Iommi e Geezer Butler (guitarrista e baixista do Black Sabbath ), mais Gene Simmons e Paul Stanley (baixista e guitarrista do Kiss ) foram outros gigantes do rock que expressaram nas redes o seu luto pelo baterista.

Amigo pessoal de Neil Peart e ele próprio um dos mais elogiados bateristas do rock, o ex-Dream Theater Mike Portnoy escreveu: "Parte meu coração em pedaços saber da notícia da morte de um dos meus maiores heróis de todos os tempos. Neil Peart sempre será um mentor e um herói para mim e sua influência sobre mim como baterista nos últimos 40 anos é impossível de se medir." Curiosamente, poucos dias antes da morte de Peart, o músico foi vítima de fake news dando conta de que ele substituiria o amigo numa turnê do Rush para comemorar os 40 anos do disco "Permanent waves" .

Mas no meio de todas a celebração ao gênio de Neil Peart, voltou a circular na internet, por uma republicação de 2015 do jornal "Guardian" , uma reportagem do semanário britânico "New Musical Express" de 1978, feita durante a turnê do disco do Rush "2112" , na qual o baterista expressa algumas de suas polêmicas visões políticas voltadas para o liberalismo econômico, nascidas de leituras da obra da escritora anticomunista Ayn Rand .

"Certamente nos dedicamos ao individualismo como o único conceito que permite que os homens sejam felizes, sem que alguém tire de outra pessoa. A coisa para mim sobre Ayn Rand é que sua filosofia é a única aplicável ao mundo hoje, em todos os sentidos. Colocando o indivíduo como prioridade, tudo pode ser feito para funcionar de uma maneira que nunca possa ser feito sob qualquer outro sistema", dizia Peart.

Ele exemplificava: "Veja o que o socialismo fez à Grã-Bretanha! É paralisante! E o que ele fez com a juventude? Com o que você acha que os Sex Pistols e todo o resto estão realmente frustrados? Eles estão frustrados porque estão crescendo em uma sociedade socialista em que não há lugar para eles como indivíduos."

Em outra parte da entrevista, o baterista acrescentava: "A única função do governo é proteger os direitos do indivíduo; portanto, você precisa de uma força policial e um exército. Você precisa de um exército para proteger os indivíduos e um tribunal para resolver suas disputas."