Atualizado em
Miss Americana (Foto: Divulgação/Sundance)

Taylor Swift: Miss Americana (Foto: Divulgação/Sundance)

O Festival Sundance de Cinema nunca teve medo de correr riscos, e sua programação para 2020 - que será exibida em Park City, Utah, entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro - é uma prova de seu destemor. Ele inclui o primeiro filme de todos os tempos que se baseou em um tópico viral do Twitter; uma cinebiografia experimental que elenca tanto Julianne Moore quanto Alicia Vikander como Gloria Steinem; e um delicioso drama de vingança do diretor estreante Emerald Fennell. Aqui estão os 10 principais lançamentos que você precisa conhecer. 

Como uma ícone feminista, ativista, palestrante e co-fundadora da Ms. Magazine, Gloria Steinem viveu muitas vidas. O relato de Julie Taymor sobre as aventuras dela destaca essas multidões, escalando quatro mulheres como Steinem em diferentes estágios de sua carreira. Entre elas estão as vencedoras do Oscar Alicia Vikander e Julianne Moore, que traçam a ascensão dela, desde os anos em que trabalhou na Índia como uma jovem graduada, até os escritos pioneiros que deram forma ao movimento das mulheres revolucionárias.

The Last Thing He Wanted (Foto: Divulgação/Sundance)

The Last Thing He Wanted (Foto: Divulgação/Sundance)


2. The Last Thing He Wanted
A diretora Dee Rees (Pária, Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi) assume as rédeas deste poderoso suspense, adaptado do romance de mesmo nome de Joan Didion. Situada na década de 1980 em meio ao caso Irã-Contras, estrela Anne Hathaway como a veterana jornalista Elena McMahon. Após deixar o emprego para cuidar de seu pai (Willem Dafoe), ela herda a posição dele como traficante de armas para o governo dos EUA e se envolve na crise. O que se segue é um conto oportuno de espionagem e intrigas políticas.

Zola (Foto: Divulgação/Sundance)

Zola (Foto: Divulgação/Sundance)

3. Zola
Em 2015, a garçonete Aziah 'Zola' Wells, de Detroit, postou um tópico de 148 tweets que começou a ser tendência em todo o mundo. O assunto? Um encontro casual com uma stripper que levou a uma áspera viagem pelas estradas do país arruinada por sequestros e assassinatos. Janicza Bravo traz a estranha história para as telonas com um roteiro co-escrito pelo revolucionário da Broadway, Jeremy O. Harris, e um elenco que inclui Taylour Paige e Riley Keough. Ele promete ser um passeio selvagem que é tão hilário quanto angustiante.

Shirley (Foto: Divulgação/Sundance)

Shirley (Foto: Divulgação/Sundance)

4. Shirley
Elisabeth Moss cativa o público como a escritora de terror da vida real Shirley Jackson no novo drama psicológico de Josephine Decker. Baseado no romance fictício de Susan Scarf Merrell, Shirley, o enredo se concentra em um casal que se muda juntamente com Jackson e seu marido, Stanley Edgar Hyman (Michael Stuhlbarg). Os quatro personagens logo formam um vínculo improvável e seus relacionamentos começam a inspirar o próximo livro de Jackson. Misterioso e atmosférico, é uma homenagem a uma figura formidável da literatura americana.

Promising Young Woman (Foto: Divulgação/Sundance)

Promising Young Woman (Foto: Divulgação/Sundance)

5. Promising Young Woman
Neste drama de vingança da era #MeToo, Carey Mulligan interpreta Cassie, uma desistente da escola de medicina que tem um segundo emprego de vigilante feminista. Na direção está a escritora e diretora Emerald Fennell, mais conhecida por interpretar Camilla Shand (mais tarde Parker Bowles) na terceira temporada de The Crown e por suceder Phoebe Waller-Bridge como protagonista da segunda temporada de Killing Eve. Sua estréia no longa-metragem tem o humor negro do último, investigando profundamente o trauma de Cassie e examinando a raiva que ferve sob a superfície.

Worth (Foto: Divulgação/Sundance)

Worth (Foto: Divulgação/Sundance)

6. Worth
Sundance tem sido um terreno fértil para filmes que exploram a história recente - 2019 rendeu O Relatório and Segredos Oficiais - e 2020 não está nada diferente. O tema escolhido por Sara Colangelo é o Fundo de Compensação às Vítimas do 11 de setembro, administrado pelo advogado Kenneth Feinberg (Michael Keaton). Quando ele conhece Charles Wolf (Stanley Tucci), um organizador comunitário viúvo, o custo humano da tragédia finalmente se torna aparente e a burocracia cede lugar a uma sensação ardente de injustiça.  

7. Wendy
O trabalho de Benh Zeitlin posterior ao épico alucinatório de 2012, Indomável Sonhadora, é uma releitura do Peter Pan. Uma trupe talentosa de atores mirins interpreta Wendy e seus irmãos enquanto fogem de casa e chegam a uma ilha deserta que parece parada no tempo. O cenário é de tirar o fôlego e a sensação de liberdade imensa, até sentir saudades de casa cai por terra. Com uma cinematografia hipnótica e trilha sonora arrebatadora, é um conto de fadas distorcido sobre os perigos de crescer. 

8. The Father
Recém ganhadora do Globo de Ouro por The Crown, Olivia Colman retorna com um toque emocionante neste intrincado estudo sobre o envelhecimento, a ansiedade e o amor paterno. Ela interpreta Anne, filha de um idoso travesso (Anthony Hopkins) que está lentamente perdendo o senso de realidade. O filme marca a estreia na direção de Florian Zeller, o aclamado dramaturgo que adapta seu próprio trabalho premiado no Molière para a telona e traz um calor e charme inesperados a uma narrativa devastadora.          

Kajillionaire (Foto: Divulgação/Sundance)

Kajillionaire (Foto: Divulgação/Sundance)

9. Kajillionaire
O comércio e a comédia absurda estão no coração do filme animado de assalto de Miranda July. Acompanha-se Old Dolio (Evan Rachel Wood), uma vigarista treinada para roubar desde a infância por seus pais criminosos. Durante um assalto de última hora, ela conhece Melanie (Gina Rodriguez), uma mulher que se envolve em seus planos e oferece a ela um vislumbre de como poderia ser a vida além do alcance de sua família. É uma história excêntrica de amadurecimento, disfarçada de um drama policial estrondoso.

10. Taylot Swift: Miss Americana
Logo após o Homecoming sobre a Beyoncé, chega outro documentário da Netflix sobre um ícone pop: Taylor Swift. Dirigido por Lana Wilson, documentarista vencedora do Emmy, ele captura a musicista em um momento decisivo em sua carreira, enquanto ela procura aproveitar todo o poder de sua voz. Unindo filmagens de turnês e ação nos bastidores, o filme fornece uma visão rara do processo criativo de Swift e descobre um retrato íntimo da estrela vencedora do Grammy.