Gastar Bem

Por Naiara Bertão, Valor Investe — São Paulo

Quem passa pela ciclofaixa da Avenida Faria Lima em São Paulo, no centro financeiro da cidade e uma das vias mais tradicionais para quem gosta de ir e voltar do trabalho de bicicleta ou patinete já sente uma mudança no movimento. As longas filas de veículos na faixa do canteiro central da avenida agora estão menores. Há uns dias, alguns paulistanos também começaram a observar o sumiço das bicicletas amarelinhas e da quantidade de patinetes disponíveis. Seria um sinal de que a febre dos patinetes e bicicletas passou?

Ainda é cedo para dizer até que ponto esse tipo de transporte entrou de vez na rotina dos moradores de grandes centros urbanos, mas é fato que as empresas do setor não estão mais correndo muito rápido. A operadora americana de patinetes elétricos Lime anunciou há poucas semanas sua saída do Brasil, pouco mais de seis meses de entrar de vez no mercado local. Agora, a Grow, fruto da fusão entre as empresas de patinetes e bicicletas compartilhadas Grin e Yellow, acaba de anunciar o enxugamento de sua operação.

Em comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira, a Grow explica uma reestruturação que envolve o fim da circulação de patinetes em 14 cidades. Vão deixar de operar em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Guarapari (ES), Porto Alegre (RS), Santos (SP), São Vicente (SP), São José dos Campos (SP), São José (SC), Torres (RS), Vitória (ES) e Vila Velha (ES).

Os veículos que estavam nessas cidades, segundo a companhia, serão transferidos para os locais que ainda continuarão operando: São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR).

“As medidas fazem parte de um processo de reestruturação da empresa, presente em 7 países da América Latina e que já realizou mais de 20 milhões de corridas”, disse a Grow em comunicado. “A decisão foi tomada para que a companhia promova um ajuste operacional e continue prestando serviços de forma estável, eficiente e segura.”

Outra decisão foi suspender, temporariamente, a circulação das bicicletas. A explicação é que elas foram recolhidas das ruas “para que sejam submetidas a um processo de checagem e verificação das condições de operação e segurança”.

Além disso, a Grow afirmou que está em busca de parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir sua operação.

“Planejar essa reestruturação nos colocou diante de decisões difíceis, porém necessárias para aperfeiçoar a oferta de nossos serviços e consolidar a nossa atuação na América Latina. O mercado da micromobilidade é fundamental para revolucionar a forma como as pessoas se locomovem nas cidades e continuamos acreditando que esse mercado tem espaço para crescer na região”, explica Jonathan Lewy, CEO da Grow.

Funcionários

Quanto aos funcionários, a empresa disse que firmou uma parceria com uma consultoria de recursos humanos para realocar os colaboradores demitidos.

Em 2019, a Grow se consolidou como a terceira maior empresa de micromobilidade do mundo e bateu a marca de 20 milhões de corridas realizadas desde o início das operações em agosto de 2018 (momento da fusão).

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