Após pressão de caminhoneiros, governo decide revogar tabela de fretes

Planalto e categoria discutirão novamente

Copyright Sérgio Lima/Poder360

O governo federal decidiu na noite desta 5ª feira (7.jun.2018) revogar a nova tabela com o preço mínimo do frete para o transporte rodoviário de cargas. Os valores atualizados foram lançados na tarde desta 5ª.

Receba a newsletter do Poder360

De acordo com a assessoria do Ministério dos Transportes, com a decisão, a tabela publicada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no dia 30 de maio estará valendo até novos valores serem definidos pela agência.

Ainda segundo a assessoria, a decisão veio após reação dos representantes dos caminhoneiros com a publicação do documento nesta 5ª. A categoria se reúne com o governo na manhã desta 6ª feira (8.jun) na sede da ANTT, em Brasília.

A tabela divulgada nesta 5ª foi elaborada porque, de acordo com ANTT, a anterior estava confusa. O documento que será revogado estabelecia valores de frete por quilômetro rodado combinados com o número de eixos dos caminhões e a possibilidade de negociação do frete de retorno entre o contratante de origem e o transportador.

O ministro do Transporte, Valter Casimiro, disse em entrevista à imprensa, antes da decisão de revogar o documento, que a nova tabela foi acordada com o setor do agronegócio, setor de cargas e combustível e representantes dos caminhoneiros.

A criação de uma tabela de preço mínimo para o frete foi uma das reivindicações dos caminhoneiros durante a paralisação da categoria que durou 10 dias e resultou em prejuízos em diversos setores da economia e em desabastecimento de combustíveis, alimentos, entre outros produtos.

(Com informações da Agência Brasil.)

autores