Por Filipe Matoso, G1 — Brasília


Entidades divulgaram notas de repúdio aos ataques feitos nesta terça-feira (11) à jornalista Patricia Campos Mello, do jornal "Folha de S.Paulo", durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional que apura a disseminação de conteúdo falso na internet, a CPI das Fake News.

Nas notas, as entidades disseram que os ataques à jornalista têm caráter "misógino, violento e sexista" e contribuem para a "perseguição a jornalistas e descredibilização da profissão".

Durante a sessão, Hans River do Nascimento, convocado a prestar esclarecimentos à CPI, disse que a jornalista "se insinuou" para ele para tentar obter informações sobre disparos de mensagens.

Após o depoimento, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em uma rede social que, segundo Nascimento, a jornalista havia oferecido "sexo em troca de informações". Depois, no plenário da Câmara, Eduardo Bolsonaro disse ainda que o objetivo da jornalista era ter acesso ao computador portátil de Hans River do Nascimento.

Reação das entidades

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) afirmou que a jornalista da "Folha" foi alvo de "ofensas machistas e misóginas". Acrescentou ainda que Eduardo Bolsonaro difamou Patrícia Campos Mello e que a jornalista foi alvo de assédio.

"A Abraji repudia a ação do deputado, que repercutiu para milhões de seguidores alegações difamatórias. É assustador que um agente público use seu canal de comunicação para atacar jornalistas cujas reportagens trazem informações que o desagradam, sobretudo apelando ao machismo e à misoginia. Além disso, esta é mais uma ocasião em que integrantes da família Bolsonaro, em lugar de oferecer explicações à sociedade, tentam desacreditar o trabalho da imprensa", afirmou a entidade.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por sua vez, afirmou que as declarações sobre Patrícia Campos Mello são um ataque com caráter "misógino, violento e sexista".

Para a Fenaj, Eduardo Bolsonaro e Hans River do Nascimento "contribuem para a perseguição a jornalistas e descredibilização da profissão".

"As declarações difamatórias foram desmentidas por reportagem da Folha, que disponibilizou provas, como gravações dos contatos e trocas de mensagens de Patrícia com Hans durante a apuração da matéria. A FENAJ e o SJSP repudiam as condutas do depoente e do parlamentar, entendendo que contribuem para a perseguição a jornalistas e descredibilização da profissão, reflexos dos ataques deliberados e estimulados pelo governo", declarou a entidade. A nota também é assinada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também afirmou "repudiar com veemência" os ataques à jornalista.

"A grosseria de que foi alvo a jornalista Patrícia Campos Melo está relacionada com dois fenômenos: os contínuos ataques à imprensa e aos jornalistas em geral, e à multiplicação de comportamentos cafajestes. Esses dois fenômenos têm sido estimulados por algumas das mais altas autoridades da República", declarou o vice-presidente da ABI, Cid Benjamin.

Em nota, o Observatório da Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou "irrestrito apoio" à jornalista, alvo de "ataques e insinuações agressivas" na CPI das Fake News.

"O uso de difamação para afetar a imagem de uma profissional de comunicação que incomoda justamente por sua competência merece repúdio das instituições que prezam a liberdade de expressão e de informação", afirmou o observatório.

'Baixaria'

Na tarde desta quarta-feira (12), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em uma rede social, sem citar nomes, que mentir em depoimento a uma CPI é crime e que atacar a imprensa com acusações falsas e de caráter sexual é "baixaria".

"Dar falso testemunho numa comissão do Congresso é crime. Atacar a imprensa com acusações falsas de caráter sexual é baixaria com características de difamação. Falso testemunho, difamação e sexismo têm de ser punidos no rigor da lei", publicou Maia.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!