Como funciona o Monitor

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O Monitor (monitor.canalmeio.com.br) é o nosso sistema interno de curadoria. Ele organiza notícias que vêm de diferentes fontes e usa um algoritmo para analisar sua viralidade nas redes sociais, facilitando em muito nosso trabalho. É um sistema imune a bots ou outras formas de forjar a popularidade de um link. Por um motivo simples: ele avalia o que é popular e foi distribuído nos perfis que nós selecionamos — são jornalistas, especialistas, gente que entende de cada área específica.

PUBLICIDADE

O Monitor segue uma série de fontes diferentes e cruza as informações que recebe com os dados que coleta nas redes. Estas fontes são organizadas em listas temáticas que nossa equipe vem organizando desde o lançamento do Meio.
 
monitor 1
 
Na primeira página, o sistema mostra as novidades do seu interesse. São os links mais relevantes das suas listas favoritas, filtrados apenas pelas línguas que você selecionou. Em ordem cronológica, com as mais recentes em cima. Ao lado a lista gerada pelo nosso algoritmo, do que está sendo mais compartilhado no momento.

O Monitor é um Web App, então você pode transformá-lo em ícone na tela do celular. Assim, o Monitor se torna uma timeline de notícias na sua mão. Veja como.
 
monitor 2

Listas

O Monitor é organizado em listas e muitas já foram criadas. Ainda assim, qualquer um pode criar novas listas, que são sempre públicas e podem ser acessadas por qualquer outra pessoa no sistema. Cada lista tem seus curadores, e só os curadores podem inserir ou remover fontes de notícia. O criador pode adicionar outros curadores, se desejar.

Nosso algoritmo escolhe posts entre suas listas favoritas para exibir nas Novidades, mas você pode também acessar direto cada lista pelo menu, e ver todos os posts nela, ou mesmo os que estão com mais relevância naquele momento.

Perdido com tantas listas? Comece por alguma de nossas favoritas.

Curadoria, Twitter e Facebook

O menu Curadoria é onde ficam os links que achamos interessantes e separamos para avaliar na hora de construir a próxima edição do Meio. Nossos Pioneiros já tinham acesso a essa área e costumam enviar sugestões de tempos em tempos.

Para enviar um link para cá, é só clicar no botão com o logo do Meio, embaixo de qualquer post do Monitor. Você também pode usar os outros botões para postar aquele link nas suas próprias redes sociais.

Em Twitter e Facebook estão alguns painéis que usamos para acompanhar o que acontece nestas redes, entre eles o Painel das Bolhas, que já estava disponível no site.

Visão de futuro

O Monitor ainda está em fase beta, estamos desenvolvendo constantemente novidades e melhorias. O objetivo é transformá-lo numa ferramenta cada vez melhor para ajudar quem precisar estar por dentro de uma série de temas diferentes. Suas sugestões e comentários são sempre bem vindos.

Ainda não é assinante premium?

Venha conhecer os benefícios. Além de acesso ao Monitor, você recebe uma edição especial do Meio todo sábado, mais analítica e ainda ganha prioridade para receber as edições diárias mais cedo um pouco.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.