Saúde Coronavírus

OMS diz que ainda é 'cedo demais' para prever fim do novo coronavírus

Organização afirmou que número de casos se estabilizou, mas que a 'epidemia pode ir em qualquer direção'
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, durante a entrevista coletiva no segundo dia da conferência internacional sobre o COVID-19 Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, durante a entrevista coletiva no segundo dia da conferência internacional sobre o COVID-19 Foto: FABRICE COFFRINI / AFP

GENEBRA - Ainda é "cedo demais" para prever o fim da nova epidemia de coronavírus, que já deixou mais de 1.100 mortos e 45.000 infectados na China e em 25 países, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

— Acho que hoje é cedo demais para tentar prever o (...) fim dessa epidemia —  disse Michael Ryan, chefe do departamento de emergência da OMS em Genebra.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "o número de novos casos relatados na China se estabilizou durante a última semana", mas o dado "deve ser interpretado com extrema cautela".

— Essa epidemia pode ir em qualquer direção — alertou Tedros.

A OMS realizou uma conferência na terça e nesta quarta-feira que reuniu centenas de especialistas em epidemiologia de todo o mundo para revisar os meios de combater o COVID-19. No final de uma reunião de dois dias sobre pesquisa e inovação sobre medidas para combater o novo surto viral, Tedros elogiou a energia e o entusiasmo dos cientistas que começaram a trabalhar.

Ele acrescentou que uma equipe avançada liderada pela OMS que viajou para a China no início desta semana fez "um bom progresso" na composição e no escopo de seu trabalho.

O presidente chinês, Xi Jinping, felicitou na quarta-feira a "evolução positiva" da epidemia, já que o número de novos casos diminuiu por três dias, apesar do saldo ultrapassar 1.100 mortos. No entanto, ele pediu para não "baixar" a guarda nesta "grande guerra".