Idioma EN
Contraste

Abertura da exposição Agora ou Nunca - devolução

Abertura

Com a presença de Maureen Bisilliat

Quando

15 de fevereiro de 2020, sábado, às 18h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Integrantes da escola de samba Estação Primeira de Mangueira na concentração do desfile (imagem do vídeo Morro da Mangueira). Sambódromo, Rio de Janeiro, 2015

A abertura da exposição Agora ou Nunca - devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat acontece no IMS Paulista em 15 de fevereiro, com a presença da artista, às 18h. No mesmo dia, haverá a estreia do documentário autobiográfico EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo. O filme será exibido no cinema às 16h e às 18h, a sessão das 16h terá apresentação de Maureen Bisilliat.

A instalação Agora ou Nunca - devolução apresenta um panorama de sua produção mais recente, em vídeo, mas também uma resposta àqueles que foram retratados por ela em 30 anos de fotojornalismo e em seus trabalhos pessoais. Vistos pela primeira vez em conjunto, os vídeos revelam a intensa experiência de revisão da obra de Maureen Bisilliat, hoje com 89 anos.

O documentário EQUIVALÊNCIAS traça uma ponte entre passado e presente através dos quase 60 anos da produção artística de Maureen Bisilliat e sintetiza situações vividas ao longo de seus anos de fotojornalismo, publicações, exposições e filmes.

EQUIVALÊNCIAS também será exibido no IMS Rio, com apresentação da artista, no dia 18 de fevereiro, às 19h.


Vídeo


Sobre Maureen Bisilliat

A fotógrafa Maureen Bisilliat. Foto de Laura Liuzzi

A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.


Como participar

Quando
15 de fevereiro de 2020, sábado

Às 16h
Estreia do documentário autobiográfico EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo, com apresentação da diretora, Maureen Bisilliat.
Cineteatro - 3º andar

Às 18h
Exibição de EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo (sem apresentação).
Abertura da instalação audiovisual Agora ou Nunca - devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, com presença da artista.
Galeria 1 - 6º andar

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.
Ordem de chegada, sem distribuição de senhas.


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS