Por G1 Rio


Evento na Marquês de Sapucaí foi o último teste antes dos desfiles — Foto: Divulgação: Alexandre Macieira / Riotur

Única escola autorizada a ensaiar no Sambódromo antes dos desfiles do carnaval 2020, a Estação Primeira de Mangueira desfilou pela avenida na noite deste domingo (16). A atual campeã da folia carioca estava prevista para desfilar na Marquês de Sapucaí às 21h, mas atrasou quase uma hora por causa da chuva.

O público começou a chegar no Sambódromo por volta das 18h. Para abrir o evento, baianas e mães de santo realizaram a tradicional lavagem da Marquês de Sapucaí. O ritual de purificação pede a proteção dos orixás para o carnaval.

Baianas de várias escolas e mães de santo jogaram água de cheiro na avenida. O cortejo contou também com a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. O ritual serve para trazer boas energias para todos os sambistas, escolas e o público.

O cortejo contou também com a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação Riotur

Ensaio da Mangueira

Por conta da chuva que caiu na região do Sambódromo, no Centro do Rio, o desfile teste da Mangueira só teve início por volta das 22h. A escola da Zona Norte levou à Sapucaí 3 mil integrantes para o último ensaio antes do carnaval.

A verde e rosa defende o título em 2020, no próximo domingo (23), data do desfile oficial.

Testes de som e luz

O evento deste domingo também tem como objetivo testar os equipamentos de luz e som no principal palco do carnaval carioca.

Faltando apenas cinco dias para os desfiles das escolas de samba da Série A, na próxima sexta-feira (21), quando a Acadêmicos de Vigário Geral abre o carnaval, todas as exigências foram cumpridas, segundo da Riotur.

O órgão municipal recebeu na última sexta-feira (14) o laudo do Corpo de Bombeiros certificando que todas as pendências foram resolvidas.

O Ministério Público também está de acordo e é favorável a liberação do Sambódromo.

Na próxima segunda-feira (17), uma reunião entre Riotur, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, no Tribunal de Justiça, vai fazer as últimas análises dos documentos.

Se tudo estiver em ordem, a liberação definitiva do Sambódromo deve ser oficializada.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!