Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Assis Moreira e Lucas Lima, Valor — Genebra e São Paulo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sugeriu ao Brasil e outros seis novos países afetados pela coronavírus a “agir agressivamente para prevenir o contágio e salvar vidas”.

Para Tedros, trata-se de uma ''janela de oportunidade'' para os países reforçarem os sistemas de saúde afim de prevenir epidemias.

''Se você agir de forma agressiva agora, poderá conter esse vírus'', afirmou ele. ''Você pode impedir que as pessoas fiquem doentes. Você pode salvar vidas. Portanto, meu conselho para esses países é avançar rapidamente''.

O Brasil é o primeiro país na América do Sul, e o primeiro de uma zona tropical, a anunciar um caso de contágio, o que elevou o sinal de alerta sobre a propagação da epidemia.

Além disso, autoridades de saúde pública dos Estados Unidos e da Alemanha confirmaram ter pacientes que não exibiam nenhuma conexão conhecida com outras pessoas com a doença.

Isso elevou a possibilidade de o vírus ter começado a se espalhar localmente por meios desconhecidos, sem que as pessoas infectadas tivessem passado a doença para outras pessoas.

Para o diretor-geral da OMS, o Brasil tem forte experiência na gestão de riscos e demonstrou isso em outras situações, como no combate contra Zika.

Mas ele observou que a questão não é apenas impedir que casos de coronavírus cheguem aos países. ''O ponto é o que você faz quando tem casos. Mas não somos desesperados. Todo país precisa estar pronto para detectar casos precocemente, isolar pacientes, rastrear contatos, fornecer atendimento clínico de qualidade, prevenir surtos hospitalares e impedir a transmissão da comunidade''.

Em balanço diante da imprensa, na tarde desta quinta-feira em Genebra, o diretor-geral da OMS calculou que 44 países estão agora atingidos pelo vírus. Isso inclui mais sete que notificaram caso, incluindo o Brasil, Grécia, Romênia, Geórgia, Norte Macedônia, Noruega e Paquistão.

''É tempos para agir agora, sem temores, medo e pânico não ajudam'', insistiu Tedros.

Segundo Ghebreyesus, o novo coronavírus tem “potencial pandêmico” e a disseminação da doença atingiu um “ponto decisivo”. “É tempo de agir agora, sem temores. Medo e pânico não ajudam”, insistiu.

Tedros disse que a rápida propagação da Covid-19 no Irã, na Itália e na Coreia do Sul é um sinal do que o vírus é capaz de fazer. Hoje, as autoridades sul-coreanas registraram 505 novos casos confirmados da doença, número superior aos 433 da China no mesmo período.

Pelo balanço da OMS, pelo segundo dia consecutivo o número de novos casos superou os novos contágios na China.

A entidade global registrou oficialmente, até o começo da manhã, 78.630 contágios na China e 2.747 mortos. Fora da China, são agora 44 países afetados com 3.474 contágios confirmados e 54 mortos.

''Nossa maior preocupação é com esses casos fora (da China)'', afirmou ele.

Apesar do tom mais alarmista do que o adotado nos últimos dias, Tedros afirmou que o novo coronavírus não é como a influenza e pode ser contido se as medidas corretas forem tomadas. Como exemplo, ele citou Filipinas, Sri Lanka e Camboja, que não registraram novos casos em mais de duas semanas.

Mais recente Próxima Suspeita de liquidação forçada de R$ 5 bi é analisada por órgãos de controle

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Na noite de terça (23), a juíza Simone Casoretti, da 9ª Vara de Fazenda Pública da capital, determinou que a assinatura do contrato entre governo estadual e o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos fosse impedido

Tribunal derruba decisão que suspendia concessão de trem que ligará SP a Campinas

Companhia apresentou resultados positivos e dentro do esperado no 1º trimestre, mas alavancagem financeira é ponto de atenção dos analistas

Bom momento de preços persiste no 2º trimestre, diz Klabin

Uma das alíquotas incidirá sobre a graduação alcoólica multiplicada pelo volume do recipiente

Imposto Seletivo sobre bebidas alcóolicas terá duas alíquotas combinadas, diz Appy

O promotor Jack Smith tem uma janela estreita para colocar Trump diante de um júri antes das eleições de 5 de novembro

Suprema Corte dos EUA pode estender tentativa de imunidade de Trump para além das eleições

Objetivo do programa é incentivar investimentos em projetos de transformação ecológica no país

CMN define aspectos gerais de regulamento do programa Eco Invest Brasil

Com isso, a operação-padrão dos servidores do BC que já dura 10 meses deve chegar ao fim

Acordo do reajuste salarial de servidores do BC deve ser assinado às 14h de sexta-feira

Lista inclui vacinas e medicamentos, como insulina e antivirais

Proposta da reforma tributária isenta quase 400 medicamentos de imposto. Veja quais

Para cada imóvel, comercializado por empresas do setor, o redutor social poderá ser utilizado uma única vez

Reforma prevê ‘redutor social’ para a base de cálculo de impostos na venda de imóveis novos para baixa renda

Segundo o BC, a regulamentação segue as ações de competitividade e inclusão financeira da “Agenda BC#” para o desenvolvimento do segmento cooperativista

CMN atualiza regras e facilita concessão de crédito por cooperativas