Idioma EN
Contraste

Armando 80

Homenagem

Com Armando Freitas Filho, Eucanaã Ferraz, Heloisa Buarque de Hollanda, Mário Alex Rosa e Eduardo Coelho

Quando

4 de março de 2020, quarta.
18h: Exibição do documentário
20h: Entrevista com o poeta

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar.

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Armando Freitas Filho. Foto de Cristina Barros Barreto

Em 2020, Armando Freitas Filho completa 80 anos de vida – mais de 50 deles dedicados à poesia. Para celebrar seu aniversário e a recente chegada de seu acervo ao Instituto Moreira Salles, o IMS Rio promove, no dia 4 de março, uma festa dupla.

Às 18h, será exibido o documentário Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície, dirigido por Walter Carvalho, sobre o poeta carioca.

E às 20h, uma longa entrevista com o homenageado, conduzida por Eucanaã Ferraz e com participações de Heloisa Buarque de Hollanda, Mário Alex Rosa e Eduardo Coelho.


Sobre os participantes

Armando Freitas Filho é poeta. Autor de Palavra, Dual, À mão livre, 3x4 (Prêmio Jabuti de Poesia, em 1986), De cor, Números anônimos, Fio terra (Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2000), entre outros. Seu último livro publicado foi Rol, em 2016, onde compilou poemas escritos entre 2009 e 2015. Também foi pesquisador na Fundação Casa de Rui Barbosa e na Fundação Biblioteca Nacional.

Eucanaã Ferraz
é poeta e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou diversos livros de poemas, entre eles, Sentimental, com o qual ganhou o prêmio Portugal Telecom (atualmente Oceanos), em 2013. Também escreveu livros para o público infant-juvenil e organizou obras de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes. Desde 2010, é consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, onde organiza publicações, exposições, debates, cursos e espetáculos.

Heloisa Buarque de Hollanda é professora da Escola de Comunicação da UFRJ, seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Escreveu e organizou diversos livros, entre eles, 26 poetas hoje (1998), Cultura e participação nos anos 60 (1982) e Ana Cristina César – Correspondência incompleta (1999).

Mário Alex Rosa
é licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto; mestre em Letras pela USP, com dissertação sobre o livro Farewell, de Carlos Drummond de Andrade; e doutor em Literatura Brasileira, também pela USP, com tese sobre a poesia de Armando Freitas Filho. Publicou os livros de poemas Ouro Preto (2012), e Via Férrea, (2013).

Eduardo Coelho é professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado sobre a obra do poeta Manuel Bandeira. Entre suas áreas de pesquisa, destaca-se a poesia brasileira contemporânea. Foi também pesquisador na Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena o Laboratório da Palavra, do PACC/UFRJ.


Como participar

Quando
4 de março de 2020, quarta.
18h: Exibição do documentário.
20h: Entrevista com o poeta.

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


Vídeo


Conteúdo relacionado


Mais eventos

Mais IMS