Blog da Andréia Sadi

Por Andréia Sadi

Apresentadora do Estúdio I, na GloboNews, comentarista de política da CBN e escrevo sobre os bastidores da política no g1


Governo está mobilizado para discutir acordo sobre vetos ao orçamento impositivo

Governo está mobilizado para discutir acordo sobre vetos ao orçamento impositivo

Responsável pela articulação política, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, procurou a cúpula do Congresso para discutir o acordo dos vetos ao orçamento impositivo.

No ano passado, o Congresso aprovou uma proposta de emenda à Constituição que ampliou o poder dos parlamentares – e reduziu o do governo – de decidir onde investir os recursos públicos federais e fazer remanejamentos.

Está prevista para terça-feira (3) a sessão do Congresso que discutirá os vetos do Planalto a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, entre eles o que trata do orçamento impositivo.

O governo teme que o acordo feito antes de polêmicas geradas pelo governo possa ser rompido e seja mantida a medida que amplia os poderes dos congressistas.

Entre as polêmicas, estão a declaração do ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) em que reclama de "chantagem" de parlamentares e o compartilhamento em rede social pelo presidente Jair Bolsonaro de vídeo com chamado para manifestações.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi chamado para uma reunião com a equipe econômica e integrantes do Planalto. Porém, Maia ainda está fora do país e só retorna na tarde desta segunda ao Brasil.

A interlocutores de Bolsonaro, Maia tem repetido que manterá acordo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também ficou de se reunir pessoalmente com governistas.

O ministro Ramos e o titular da Economia, Paulo Guedes, têm atuado para reconstruir as pontes com o Legislativo, visando a manutenção da agenda econômica – principalmente, de olho nas reformas tributária e administrativa.

Auxiliares do presidente Bolsonaro aguardavam para a manhã desta segunda-feira um encontro com Alcolumbre, o que não ocorreu.

Davi frustou palacianos, que, agora, contam com o senador para uma reunião às 14h, na presença de Paulo Guedes.

No Planalto, por ora, a informação é a de que não há garantias de que o acordo firmado anteriormente será mantido. Para reverter o cenário, o ministro Ramos e o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), aguardam a resposta do presidente do Senado após a reunião desta tarde.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você