Por G1 SP


Álcool gel para evitar transmissões — Foto: Reuters/Michele Tantussi

O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira (11) mais 16 casos de coronavírus. Os casos ainda não foram repassados ao Ministério da Saúde e, portanto, não foram contabilizados.

O prazo para a notificação ao Ministério é de 24 horas e o hospital está dentro do prazo. A Secretaria da Saúde não informou ao G1 se já contabilizou os casos confirmados pelo Einstein.

No total, o hospital já confirmou 38 casos. Desde o primeiro teste confirmado pelo Einstein, em 24 de fevereiro, o hospital realizou 2.429 testes para o novo coronavírus.

Números de exames feitos pela instituição nos últimos três dias:

  • 09/03: 259 testes
  • 10/03: 290 testes
  • 11/03: 492 testes

Balanço do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (11) que São Paulo tem 30 casos confirmados do novo coronavírus. Nesta terça-feira (10), o número de casos confirmados no estado era de 19.

O número de casos confirmados no Brasil também teve um salto, somando agora 52 diagnósticos confirmados da doença. No Estado de São Paulo, 302 casos são suspeitos e 289 foram descartados.

O que muda com a declaração de pandemia?

O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse no começo da tarde desta quarta-feira (11), que nada muda no Brasil com a declaração de pandemia do coronavírus. Ele afirmou ainda que pacientes com sintomas, que chegarem de outros continentes, serão considerados "casos suspeitos".

"Para nós [...] qualquer pessoa que chegue no Brasil ainda neste momento, com febre, tosse, gripe, já tem nexo para você poder falar: 'oh, é um caso suspeito'. Por que? Porque veio de fora de locais que têm transmissão sustentada. Mas nós já estávamos trabalhando assim, né? Nós já estávamos com América, Europa, Ásia, Oceania. Só não estávamos ainda considerando os da América do Sul e África, agora são todos", afirmou.

USP cria comitê

A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) anunciou nesta quarta-feira que criou um comitê para acompanhar o coronavírus na universidade.

O Comitê é formado por profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU), por representantes da Unidade de Vigilância em Saúde do Butantã e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e é presidido pelo superintendente de Saúde da USP e do HU, Paulo Ramos Margarido.

Atividades suspensas

Faculdades e escolas de São Paulo suspenderam eventos que promovam encontros de grande número de pessoas após as recentes confirmações 30 casos do novo coronavírus na capital paulista.

A ESPM suspendeu todos os eventos com mais de 50 pessoas -- como palestras e seminários -- por causa do coronavírus. Nenhum caso foi confirmado na faculdade. O Colégio Vera Cruz suspendeu as aulas de duas turmas até a sexta-feira porque o pai de dois alunos contraiu coronavírus. Os alunos estão em quarentena em casa.

Um aluno de administração do período da manhã da PUC-SP, campus da Monte Alegre, teve diagnóstico confirmado de coronavírus. No curso de direito havia dois suspeitos. Um foi descartado. O outro ainda está em análise. A reitoria se reuniu para decidir que providências tomar.

Ciclo do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!