Assista a vídeo da reunião em que Bolsonaro e Doria se desentenderam

Governador pediu equilíbrio

Disse que prioridade é a vida

Bolsonaro criticou atitude de Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro se desentenderam em reunião, por videoconferência, realizada nesta 4ª feira (25.mar.2020)
Copyright Sérgio Lima/Poder360

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro se desentenderam em reunião, por videoconferência, realizada nesta 4ª feira (25.mar.2020). O encontro, com a participação dos governadores do Sudeste, teve como tema o combate à pandemia de covid-19.

Assista, abaixo, o momento de altercação entre Doria e Bolsonaro (13min32seg):

Doria disse a Bolsonaro que ele deveria “dar exemplo ao país, e não dividir a nação em tempos de pandemia”. O tucano também lamentou o pronunciamento feito pelo chefe do Executivo na noite de 3ª feira (24.mar.2020), no qual Bolsonaro criticou o fechamento de escolas e pediu o fim do “confinamento em massa”.

“Sem diálogo não venceremos a pior crise de saúde pública da história de nosso país. Bolsonaro, inicio na condição de cidadão, de brasileiro, lamentando seu pronunciamento de ontem à noite à nação. Nós estamos aqui, os quatro governadores do Sudeste, em respeito ao Brasil e aos brasileiros, e em respeito também ao diálogo e ao entendimento. O senhor, como presidente da República, tinha que dar o exemplo. Tem que ser 1 mandatário para comandar, para dirigir e para liderar o país e não para dividir”, disse o governador.

Receba a newsletter do Poder360

O governador de São Paulo também afirmou que as ações estaduais defendendo a quarentena da população foram tomadas para salvar vidas. “A nossa prioridade é salvar vidas, presidente. Estamos preocupados com as vidas de brasileiros nos nossos Estados. Preservando também empregos e o mínimo que a economia possa se manter ativa. Os Estados estão conscientes disso e governadores também”, afirmou.

Por sua vez, Bolsonaro, em 1 tom nitidamente exaltado, disse que Dória “apoderou-se” do seu nome para se eleger governador em 2018 e que depois “virou as costas”, passando a atacar seu governo.

“Subiu à sua cabeça a possibilidade de ser presidente da República. Não tem responsabilidade. Não tem altura para criticar o governo federal, que fez completamente diferente o que outros fizeram no passado. Vossa excelência não é exemplo para ninguém”, disse.

O presidente também criticou a postura do governador e chegou a chamá-lo de leviano e demagogo. “Se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise. Saia do palanque”, disse Bolsonaro.

autores