Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aparições de Mandetta na TV geram insatisfação no Ministério da Economia

Guedes frustrou empresários nesta segunda (30) ao não apresentar medidas efetivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

E agora, José? A insatisfação dentro do governo Jair Bolsonaro com Luiz Henrique Mandetta (Saúde) transbordou os limites do Palácio do Planalto. Na equipe econômica, liderada por Paulo Guedes, as aparições frequentes do encarregado da Saúde viraram motivo de queixas. O protagonismo do ministro com o coronavírus já havia despertado ciúmes do presidente e de assessores diretos, o que motivou a mudança de rotina de entrevista à imprensa com mais quatro da Esplanada nesta segunda (30).

Holofotes O discurso que circula na equipe econômica é que, enquanto os outros estão trabalhando, o ministro da Saúde está na TV. Mandetta, porém, tem liderado a crise e sido ponto de apoio para governadores e prefeitos, apesar de ter se curvado, em alguns momentos, à pressão do presidente Jair Bolsonaro.

Entregas Guedes, por outro lado, é o mais cobrado. Parte do empresariado e do mundo político se frustrou nesta segunda (30) por não ouvir nenhuma medida efetiva dele para o enfrentamento da crise do coronavírus.

Sem limites Com a decisão do Supremo no fim de semana, que autoriza o governo a gastar sem o limite da lei fiscal, a expectativa era de que o ministro já tivesse algo em mãos e apresentaria imediatamente, o que não ocorreu. A amarra fiscal era o principal escudo de Guedes para evitar um eventual processo de impeachment.

Plugado O ministro da Economia vem dizendo que, embora no Rio, participou ativamente dos anúncios da semana passada.

Sorteio Até hoje, o Planalto fez cinco coletivas sobre a crise do coronavírus. Em cada uma, cinco órgãos de imprensa puderam fazer perguntas. A Folha não foi selecionada nenhuma vez. A Secretaria de Comunicação do governo Jair Bolsonaro diz que faz sorteio.


TIROTEIO
Pela pasta da Justiça passam todos os temas da crise. A omissão, inexplicável, decorre de pedido do Bolsonaro ou de Moro?
De José Eduardo Cardozo (PT), ex-ministro da Justiça, sobre o sumiço do ministro Sergio Moro durante a gestão da crise do novo coronavírus


Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta terça-feira (31) clique abaixo:

Equipe de Paulo Guedes se queixa de aparições frequentes de Mandetta na TV durante pandemia

Ministério da Saúde lança site que estima taxa de ocupação dos leitos nas cidades

Bolsonaro passa a dividir ministros entre aqueles que o defendem e outros que não ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.