Roberto Dias

Secretário de Redação da Folha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Roberto Dias

Nem teleprompter salva Bolsonaro da confusão

Em quatro discursos sobre coronavírus, a única mensagem em comum foi o pedido de bênção ao Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em um mês, Jair Bolsonaro convocou quatro cadeias nacionais de TV para falar sobre o coronavírus. A única mensagem em comum entre elas foi o pedido final de bênção ao Brasil, mas até para Deus as palavras foram diferentes a cada aparição presidencial.

Se deve estar difícil para Ele, imagine para os brasileiros. Bolsonaro descobriu o teleprompter, mas a população ainda não sabe o que ele quer.

No primeiro discurso, ele disse que "seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de prevenção". O segundo teve como foco os atos de rua pró-governo. No terceiro, o mais agressivo, os alvos foram os governadores, a mídia e o fechamento de escolas. Já o quarto, nesta semana, levou à tela alguém muito parecido com Bolsonaro, mas que falava coisas bem diferentes das dele; pacto para salvar vidas foi a mensagem central.

Família assiste a pronunciamento da chanceler alemã, Angela Merkel, durante avanço do coronavírus - Fabrizio Bensch-18.mar.20/Reuters


Em todos, o cálculo político prevaleceu sobre a orientação às pessoas. Somados os outros canais de comunicação, a confusão se agrava.

Ao discurso usado para pedir que as pessoas não se aglomerassem se seguiu a ida do presidente aos protestos. Horas depois da fala que pediu união, fez post atacando governadores, depois apagado. A instalação de Carlos Bolsonaro dentro do Planalto decerto não vai aumentar a clareza.

Esta crise oferece um ótimo campo para comparar os líderes mundiais. Bolsonaro se destaca do lado negativo, e não é fácil conseguir isso.

Na outra ponta, talvez ninguém figure tão bem como a alemã Angela Merkel. Seu histórico na TV é oposto ao de Bolsonaro —a crise a obrigou a fazer seu primeiro discurso em 14 anos como chanceler. A mensagem saiu límpida. Disse que é o maior desafio desde a Segunda Guerra e a população precisa ajudar. Ela explicou a franqueza. "Estou falando a vocês dessa forma incomum porque quero contar o que me guia neste momento como chanceler. Isso é parte de uma democracia aberta, que nós expliquemos nossas decisões políticas e as deixemos transparentes."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.