Política Coronavírus

'Tudo acertado, sem problema nenhum', diz Bolsonaro sobre Mandetta

Ministro da Saúde adota tom pacificador e diz que Bolsonaro é o comandante do time
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: Isac Nóbrega/PR / Agência O Globo
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: Isac Nóbrega/PR / Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que está "tudo acertado" entre ele e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , após os dois se reunirem . Bolsonaro disse, em entrevista à Band, que os dois estão estressados devido ao trabalho, mas negou-se a responder se cogitou demitir Mandetta . O ministro, por sua vez, adotou um tom pacificador em relação ao presidente e fez questão de demostrar uma reaproximação entre os dois, ressaltando que Bolsonaro é o comandante do time.

Compartilhe por WhatsApp: clique aqui e acesse um guia completo sobre  o coronavírus

— Foi acertado. É comum, alguma coisa...Até em casa, a gente tem problema muitas vezes com a esposa, com o esposo, né? É comum acontecer no momento em que todo mundo está estressado de tanto trabalho, eu estou, ele está. Mas foi tudo acertado, sem problema nenhum, segue a vida — disse Bolsonaro.

Saúde : Teorias e propostas sobre o novo coronavírus opõem Bolsonaro e Mandetta

Questionado se pensou em demitir o ministro, como revelou o GLOBO , Bolsonaro desconversou. Depois, sem referir-se diretamente a Mandetta, o presidente criticou subordinados que tentam impor sua vontade e aparecer muito na televisão:

— O que não pode acontecer é você ter um subordinado aí na televisão pra cima de você e tu não pode viver sob tensão com essa preocupação, tá certo?

Datafolha : 17% dos eleitores de Bolsonaro dizem que se arrependeram do voto

Após o apresentador afirmar que a falta de resposta parecia uma confirmação, Bolsonaro disse, entre risos:

— Então você vai falar "pensou". Pô, eu penso cada coisa, é bom você não perguntar o que eu penso de você, não, Datena.

De acordo com o presidente, Mandetta "se convenceu" a flexibilizar sua posição sobre a utilização da cloroquina, e o parabenizou por isso.

Cloroquina : Mandetta rebate Doria sobre cloroquina e diz que 'ninguém é dono da verdade'

— Ele, inclusive, a questão da hidroxicloroquina de ontem para hoje ele decidiu aí também fazer com que as pessoas, no início da manifestação possam ser atendidas, foi muito bem-vindo da parte dele. Então eu o parabenizo no tocante a isso. Isso tinha um ponto de atrito entre nós. E ele, como médico, entendeu perfeitamente e se convenceu disso.

'Aqui tá tudo bem'

Se, na última segunda-feira, após ter sua demissão preparada e depois suspensa, o ministro falou à imprensa sem citar nominalmente o chefe, hoje ele fez questão de demonstrar uma reaproximação entre os dois, ressaltando que Bolsonaro é o comandante do time.

— Aqui tá tudo bem. Vamos olhando pelo pára-brisa e essa estrada terá dias muito duros, muito difíceis. E quem comanda esse time aqui é o presidente Jair Messias Bolsonaro. Vamos gradativamente deixando todos muito tranquilos para que a gente gente possa fazer um bom trabalho, cada um na sua área — disse Mandetta, admitindo a existência de rusgas, mas minimizando-as:

— Tivemos nossas dificuldades, tivemos. Isso é público. Porém, estamos prontos, cada um ciente do seu papel.

Ele deu as declarações após voltar a dizer que o uso da cloroquina em massa ainda não tem evidências científicas. O presidente Bolsonaro tem defendido o remédio como forma de enfrentar a pandemia da Covid-19. A substância se tornou mais um ponto de divergência entre os dois, além da questão do isolamento. Enquanto o ministério vinha defendo um distanciamento social mais abrangente, Bolsonaro queria um formato seletivo (só idosos e doentes crônicos).

Mandetta afirmou, ainda no pronunciamento de hoje, que o Ministério da Saúde tem "total tranquilidade" para tomar as medidas necessárias. Os acenos explícitos a Bolsonaro ocorrem após uma conversa particular entre o presidente e Mandetta, na manhã desta quarta-feira.

Na segunda-feira, quando sua demissão quase foi efetivada, ele deixou o Palácio do Planalto em clima de mal-estar e falou à imprensa, cercado de quase todos os seus secretários e de servidores da pasta que o aplaudiram. Na ocasião, Mandetta deu recados, de forma indireta, ao presidente, reafirmando com ênfase que se pautaria em dados científicos e que o isolamento era necessário.