Por Marina Pinhoni, G1 SP — São Paulo


Covid-19: São Paulo bate recorde com 87 óbitos nas últimas 24 horas

Covid-19: São Paulo bate recorde com 87 óbitos nas últimas 24 horas

A Secretaria de Saúde de São Paulo afirmou que estado tem nesta terça-feira (14) mais de 2 mil pacientes internados para tratar o novo coronavírus, um recorde desde o início da pandemia, segundo a pasta. Atualmente são 1.111 pessoas em leitos de UTI e 1.042 em enfermarias.

"O número de dias que esses pacientes ficam internados em ambientes de UTI não é inferior a 14 dias e muitas vezes 21 dias ou mais. Isso significa que você rodizia poucos os leitos de UTI, não têm movimento de entra e sai em dois ou três dias", afirma o diretor do Centro de Contingenciamento, David Uip.

Hospitais de SP com as maiores taxas de ocupação de UTIs — Foto: Aparecido Gonçalves/G1

Em coletiva de imprensa nesta tarde também foram divulgados os hospitais da capital com maior taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva.

O maior número foi registrado no Hospital Sancta Maggiore Higienópolis, com 83%. Em seguida, aparecem Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (77%), Hospital Municipal do Tatuapé (77%), Conjunto Hospitalar do Mandaqui (76%) e Santa Casa de São Paulo (71%).

O infectologista afirmou ainda que os números da capital mostram que "não há dúvidas que o sistema [de saúde] já está sendo colocado à prova em seus limites."

Embora a taxa supere 80% em alguns hospitais da capital, o secretário da Saúde, José Henrique Germann, afirmou que no estado como um todo a taxa de ocupação de UTI é de cerca de 60% atualmente.

"Nós temos no estado 7 mil leitos públicos de terapia intensiva, sendo que aproximadamente 3.700 são destinados a pacientes adultos. Eles estavam trabalhando [antes da pandemia] em uma ocupação em torno de 70, 75% e agora eles estão trabalhando em uma ocupação de 60%. Essa diminuição se dá por uma coisa que o dr David Uip falou: a população se retrai, você tem menos acidente e assim por diante", afirmou.

Balanço de casos

Em coletiva de imprensa nesta tarde, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip, também apresentou a atualização dos casos da doença. O número de mortes subiu para 695 e os casos confirmados totalizam 9.371.

Do total de mortos, 409 são homens e 286 são mulheres. O governo também detalhou o número de mortes de acordo com a comorbidade, ou seja, com a doença pré-existente. Em primeiro lugar estão as cardiopatias (379), seguida por diabetes (258).

Das 695 mortes, 561 vítimas tinham mais de 60 anos. Já entre os casos, a maior parte dos infectados tem entre 30 e 60 anos: 5.803 infectados.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!