Blog da Andréia Sadi

Por Andréia Sadi

Apresentadora do Estúdio I, na GloboNews, comentarista de política da CBN e escrevo sobre os bastidores da política no g1


O presidente Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada neste domingo (26) o advogado Frederick Wassef, que advoga para Flavio Bolsonaro no caso Queiroz – além de defender o próprio presidente em casos que envolvem o Judiciário.

O blog procurou Wassef e perguntou o motivo da visita, em meio a tratativas para a sucessão na Polícia Federal. Ele disse que foi tratar de “questões de natureza jurídica, principalmente a respeito de matérias mentirosas que estão sendo ditas sobre o presidente”.

Perguntado se ele está participando da escolha do novo diretor-geral da PF e do novo ministro da Justiça, ele negou.

A reportagem perguntou se ele não achava estranho e inadequado ele ir ao Alvorada justamente neste domingo, em meio às tratativas para a sucessão de Moro e de Mauricio Valeixo. Wassef respondeu: “Mera coincidência”.

O senador Flavio também esteve no Alvorada, além de ministros da ala militar. Generais passaram o final de semana tentando demover Bolsonaro da escolha de Jorge Oliveira. Acham que o desgaste será “sem precedentes” com uma dupla escolha pessoal: Ramagem, na PF, e Jorge Oliveira, no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Eles afirmam que o presidente “não ouve mais ninguém” fora do núcleo familiar e que, se tivesse ouvido, teria cogitado um substituto “no nível do Moro”.

Sugestões de diferentes auxiliares da ala militar incluíam juristas e magistrados que também haviam passado pela Lava Jato. Mas Bolsonaro fez uma escolha pessoal até aqui.

Segundo o blog apurou, o que preocupa o presidente, hoje, é o Supremo Tribunal Federal. Assessores ouvidos pelo blog avaliam que o Congresso, com o centrão na mesa de negociação do Planalto, pode ser mais controlado e o desgaste virá da oposição.

Mas veem o ambiente do STF de forma diferente: avaliam que a relatoria de Celso de Mello no inquérito que apura as denúncias de Moro trará dor de cabeça ao presidente.

Dessa forma, Bolsonaro já se prepara com seus advogados para enfrentar o tema na Corte.

Alerta de Moro

Sergio Moro alertava nos bastidores que, se ele deixasse o cargo, o presidente Bolsonaro iria “arrebentar” a Polícia Federal.

Por isso, argumentava nos bastidores, o comando da PF precisava ter o aval do ministro da Justiça.

Moro não tem relação com Alexandre Ramagem, e disse isso mais de uma vez a ministros do governo.

Afirmou, ainda, que não rasgaria sua biografia só para permanecer ministro.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!