Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ao vivo na CNN, Bolsonaro e Maia entram em conflito público

    Bolsonaro diz que Maia precisa respeitá-lo como chefe do Executivo; presidente da Câmara afirmou que o Parlamento vai jogar flores ao governo federal

    Da CNN, em São Paulo

    Os presidentes da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), entraram em conflito público em entrevistas exclusivas ao vivo para a CNN.

    Bolsonaro foi entrevistado primeiro. Ao ser questionado se existe uma conversa entre os poderes para que haja uma contenção visando a recuperação do valor que está sendo usado para a saúde, o presidente da República respondeu: “O que nós projetamos de economia com a reforma da Previdência praticamente foi engolido em poucos meses”.

      Leia também:

      ‘Maia tem de me respeitar como chefe do Executivo’, diz Bolsonaro

      Maia responde Bolsonaro: presidente nos joga pedras, Parlamento vai jogar flores

      Análise: Bolsonaro chama Maia para a briga

      Ao lado de Bolsonaro, Teich indica poucas mudanças e fala em preocupação social

      Após demissão, Mandetta diz que mudar abordagem contra COVID-19 seria ‘precoce’

    Em seguida, partiu para o ataque: “Não vou trair a minha consciência e deixar de falar a verdade. Eu lamento a posição do Rodrigo Maia nessas questões. Lamento muito a posição dele, que resolveu assumir o papel do Executivo com ataques bastante contundentes à nossa posição”, disse.

    “Ele tem que entender que ele é o chefe do Legislativo, e ele tem que me respeitar como chefe do Executivo”, disse. “O Brasil não merece a atuação dele na Câmara. Péssima sua atuação”, acrescentou.

    Questionado se haveria falta de diálogo entre os poderes, Bolsonaro respondeu: “Da parte dele. Da minha parte, não. Parece que a intenção é outra do senhor Rodrigo Maia. Ele está conduzindo o Brasil para o caos. Não temos como pagar uma dívida monstruosa que está aí, não há recurso”.

    Ele ressaltou que as críticas eram voltadas ao presidente da Câmara, não à Casa. “O Brasil, quero deixar bem claro, não merece o que o senhor Rodrigo Maia está fazendo. O Brasil não merece a atuação dele dentro da Câmara. Não é o Parlamento brasileiro, é a atuação dele. Rodrigo Maia, péssima a sua atuação. Quando você fala em diálogo, a gente sabe qual é o teu diálogo, então esse tipo de diálogo não vai ter comigo”, acrescentou. “Não estou rompendo com o Parlamento, não. Muito pelo contrário, é a verdade que tem que ser dita”, disse.

    O presidente acrescentou que Maia “está botando uma conta no meu colo que vai chegar à casa de R$ 1 trilhão. E o Brasil não tem isso aí”.

    Maia responde

    Pouco depois da entrevista de Bolsonaro, Maia conversou, pela internet, com o jornalista William Waack. Questionado sobre os ataques, o presidente da Câmara respondeu:

    “O presidente ataca com um velho truque da política, para mudar de assunto. Para nós, o assunto continua sendo a saúde”, disse.

    Maia acrescentou que não responderá a Bolsonaro “no nível que ele quer que eu responda”. “O presidente não vai ter de mim ataques. Ele nos joga pedras, o Parlamento vai jogar flores ao governo federal.”

    Maia ressaltou que o momento pede união em torno de um só objetivo: salvar vidas. “A crise é horizontal, o isolamento é horizontal, não vertical. Não escolhemos quem vamos salvar”, disse ele, em referência à estratégia proposta por Bolsonaro, em que só pessoas em grupo de risco adotariam o isolamento social.

    “Precisamos ter responsabilidade, sangue frio e pauta”, falou. “O presidente passou 27 anos aqui [na Câmara dos Deputados], espero que tenha aprendido que aqui é a casa do diálogo”.

    O deputado lembrou as propostas que estão em pauta na casa legislativa agora para tentar mitigar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. Ele citou a aprovação do Orçamento de Guerra, a ampliação da renda básica emergencial e a criação de uma linha de crédito para o microempreendedor.

    “Não podemos criar mais insegurança. Presidente, conte com a Câmara”, declarou.