Por Camila Bomfim e Filipe Matoso, TV Globo e G1 — Brasília


Ex-superintendente do RJ diz que convite para ser número 2 da PF veio de Ramagem

Ex-superintendente do RJ diz que convite para ser número 2 da PF veio de Ramagem

O novo diretor-executivo da Polícia Federal, Carlos Henrique de Sousa, afirmou nesta terça-feira (19) em depoimento que foi procurado em 27 de abril pelo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, sobre a possibilidade de assumir o segundo posto na hierarquia da PF.

Este foi o segundo depoimento prestado por Sousa. No primeiro, conforme o relatório do depoimento, ele disse que "ninguém" o havia procurado sobre assumir o cargo de diretor-executivo. Mas, conforme o relatório do novo depoimento, pediu para mudar a versão. E informou que Ramagem o procurou.

Sousa prestou os depoimentos no inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro interferiu na Polícia Federal. Quando anunciou a demissão do Ministério da Justiça, em 24 de abril, Sergio Moro afirmou que Bolsonaro interferiu ao tentar trocar o comando da corporação. O presidente nega.

"O depoente [Sousa] gostaria de esclarecer que foi procurado no dia 27 de abril do corrente ano pelo delegado de polícia Alexandre Ramagem, que perguntou para ele, depoente, se aceitaria ser diretor-executivo da Polícia Federal durante sua gestão; que o depoente afirmou que aceitaria", informa o relatório do depoimento.

Não consta do relatório uma explicação sobre a mudança na versão. O depoimento de Carlos Henrique de Sousa contradiz o dado por Alexandre Ramagem. À PF, Ramagem disse que não teve "qualquer influência" na escolha de Sousa, pelo novo diretor-geral da PF, Rolando de Souza, para o cargo. Rolando era subordinado de Ramagem na Abin antes de assumir a Polícia Federal.

Diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem foi nomeado por Bolsonaro como diretor-geral da PF em 28 de abril.

Um dia depois, porém, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), barrou a nomeação.

Ramagem é amigo da família Bolsonaro e, para Moraes, houve desvio de finalidade na nomeação dele.

Encontro com Bolsonaro

No novo depoimento prestado à PF, Carlos Henrique de Sousa afirmou que, no segundo semestre de 2019, Alexandre Ramagem o convidou para um encontro com Bolsonaro.

Segundo o diretor-executivo da PF, Ramagem disse na ocasião que "seria importante" conhecer Bolsonaro.

Conforme Sousa, o assunto foi comunicado ao então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, que "autorizou essa audiência".

Indagado, então, por que seria interessante conhecer Bolsonaro, Carlos Henrique de Sousa respondeu que não sabia dizer.

"Perguntado se durante a audiência com o presidente Bolsonaro e o delegado Ramagem houve algum tipo de questionamento ao depoente pelo presidente da República ou pelo delegado Alexandre Ramagem, [Sousa] respondeu que não; que a reunião durou cerca de 20 a 30 minutos e que durante essa reunião escutou o presidente falar de sua trajetória como normalmente ele fala ao público; que nessa reunião o presidente Jair Bolsonaro não mencionou a investigação da Polícia Federal sobre o atentado a sua vida".

Ato de Bolsonaro põe em xeque versão dele para o que disse na reunião ministerial

Ato de Bolsonaro põe em xeque versão dele para o que disse na reunião ministerial

Chefia da PF no Rio de Janeiro

Carlos Henrique de Sousa também foi questionado nesta terça-feira se Bolsonaro sabia que ele havia sido indicado para o cargo de superintendente da PF no Rio. Ele respondeu que o presidente "não disse isso diretamente".

Ex-chefe da PF no Rio, Sousa assumiu o posto no ano passado após críticas de Bolsonaro ao então superintendente, Ricardo Saadi.

Segundo Sergio Moro, Bolsonaro se referiu à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro quando falou que poderia troca a "segurança" no estado durante a reunião ministerial de 22 de abril.

Bolsonaro, por sua vez, diz que se referia à segurança pessoal dele no estado, feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

O Jornal Nacional mostrou no entanto que, em vez de demitir o responsável pela segurança no Rio de Janeiro, Bolsonaro promoveu o segurança (reveja no vídeo acima).

Diretoria de Inteligência

Também prestou depoimento nesta terça-feira o delegado da PF Claudio Ferreira Gomes. Segundo ele, todos os pedidos de informação feitos pela Abin foram atendidos na gestão dele à frente da Diretoria de Inteligência da PF.

Segundo Moro, Bolsonaro costumava reclamar que não recebia relatórios de inteligência da PF.

O próprio presidente disse, em pronunciamento, que se dirigiu ao então ministro Sergio Moro e afirmou: "Moro, não tenho informações da Polícia Federal. Eu tenho que todo dia ter um relatório do que aconteceu, em especial, nas últimas 24 horas, para poder bem decidir o futuro dessa nação".

"[Gomes disse] que todas as demandas apresentadas pela Abin, na condição de órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência, SISBIN, e responsável por estabelecer as necessidades de conhecimentos específicos a serem produzidos pelos órgãos que constituem o SISBIN, [...], foram atendidas pela Diretoria de Inteligência durante a gestão do depoente [Gomes]; que não chegou ao conhecimento do depoente qualquer informação sobre eventual falha ou queda de produtividade na produção de documentos de inteligência repassados às instâncias superiores."

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!