Biden se solidariza com RS: “Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que ele e sua mulher, Jill Biden, estão "profundamente tristes" com a tragédia das cheias no Rio Grande do Sul e que seu governo está em contato com o do Brasil para enviar ajuda. "Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos", disse o presidente. "Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil", disse o presidente norte-americano. (G1)

Em conversa com Haddad, Leite pedirá suspensão de pagamento da dívida do RS com União

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vai se reunir nesta segunda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), para discutir uma suspensão do pagamento da dívida do estado com a união por, pelo menos, dois anos. A reunião será virtual. No sábado, Leite conversou com o presidente Lula e com Haddad pelo telefone e adiantou pontos da negociação. (Band)

Morre nos EUA primeiro paciente a receber rim de porco em transplante

O primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente modificado morreu no último sábado, quase dois meses após o transplante, nos Estados Unidos. Richard Slayman tinha 62 anos e recebeu o rim no dia 26 de março. A cirurgia foi realizada por um médico brasileiro no Hospital Geral de Massachusetts. Em comunicado, a equipe médica do hospital lamentou a morte de Slayman, afirmando que não havia nenhum indício de que ele morreu como resultado do transplante. A expectativa dos cirurgiões era de que o rim de porco duraria pelo menos dois anos. (g1)

Endividamento das famílias sobe para 78,5% em abril

O percentual de famílias endividadas em abril subiu para 78,5%, aumento de 0,4 p.p. em relação à taxa de março (78,1%). O resultado representa o segundo mês consecutivo de alta, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Dessa parcela, o percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas” subiu para 17,2% em abril, o maior desde janeiro. De acordo com a pesquisa, as famílias que recebem até 3 salários mínimos são as mais atingidas. Dentre essas, 80,4% estão endividadas. E a participação do cartão de crédito no volume de endividados no mês aumentou 0,2 p.p. ante março de 2024, para 87,1% em abril. (Poder360)

Governo destina mais 12 bi para o RS e recursos emergenciais já somam 60 bi

O governo federal publicou no sábado uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 12 bilhões para ações de enfrentamento dos efeitos das cheias no Rio Grande do Sul. Os recursos devem ser destinados à compra de medicamentos e a contratação temporária de profissionais de saúde.

Morre deputada Amália Barros, após retirada de nódulo no pâncreas

Morreu, na madrugada deste domingo, a deputada Amália Barros (PL-MT). Ela tinha 39 anos e estava internada desde o dia 1º de maio, em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia de retirada de um nódulo no pâncreas. Houve complicações após a retirada e a deputada precisou passar por três outras cirurgias, mas não resisitiu.

Nasa divulga imagem de explosão solar que causou aurora boreal

A Nasa divulgou as primeiras imagens da tempestade solar mais poderosa em mais de 20 anos que atingiu a Terra na sexta-feira. O fenômeno aconteceu devido às explosões na superfície do Sol — o que emitiu intensas rajadas de radiação eletromagnética. O evento provocou auroras boreais incomuns e raras auroras austrais que puderam ser vistas no norte da Europa e no sul do Chile e da Argentina. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos categorizou a tempestade geomagnética como "extrema", a primeira desde outubro de 2003, quando ocorreram apagões na Suécia e danos na infraestrutura energética na África do Sul. A NOAA também alertou que o fenômeno visto na sexta-feira pode causar interrupções em satélites e redes elétricas nos próximos dias. (O Globo)

Morre Roger Corman, ‘rei dos filmes B’ que revolucionou Hollywood, aos 98 anos

Morreu na última quinta-feira, aos 98 anos, o produtor Roger Corman, que revolucionou o cinema americano como o “Rei dos Filmes B”. Nascido em 1926 em Detroit, Corman começou a trabalhar em Hollywood como mensageiro da Twentieth Century Fox. Ao longo de sua carreira como produtor e diretor de cinema, ele ficou conhecido por suas produções criativas e com baixo orçamento, como os clássicos Na Mira da Morte e O Massacre e Piranha, que arrecadaram lucros altos. Sua ficha acumula mais de 500 obras, incluindo ainda Velozes e Furiosos, Grand Theft Auto e The Cry Baby Killer. Ele também judou a impulsionar as carreiras de jovens atores e diretores nos anos 1970 e 1980, como Martin Scorsese, Robert De Niro e Francis Ford Coppola. Em 2009, Corman recebeu um Oscar Honorário da Academia. O cineasta deixa a esposa, a também produtora Julie Corman, e duas filhas, Catherine e Mary. (Variety e Omelete)

Eurovision: Suíça é a campeã do concurso com ‘The Code’, de Nemo

A Suíça foi a grande vencedora do festival Eurovision, após a final do concurso realizado ontem na cidade sueca de Malmö. Pela primeira vez, um artista não-binário ganhou a competição. Nemo, de 24 anos, apresentou a canção The Code (YouTube), que fala sobre a experiência de aceitar sua identidade. "The Code conta a jornada que começou quando percebi que não sou nem homem nem mulher", disse Nemo, que deu à Suíça sua terceira vitória no concurso e a primeira desde 1988. Nemo obteve um total de 591 pontos, vencendo o croata Baby Lasagna, que ficou em segundo lugar com 547 pontos. A edição de 2024 do festival responsável por revelar ABBA e Celine Dion foi marcada pela polêmica participação de Israel, apesar dos apelos à exclusão do país devido à guerra na Faixa de Gaza. Mesmo em meio aos protestos, a cantora israelense Eden Golan se apresentou com a música Hurricane (YouTube), ficando em quinto lugar com 375 pontos. (g1)

Mortes no RS chegam a 143, há 125 desaparecidos e 806 feridos

Mais 7 mortes foram confirmadas na manhã de domingo e, com isso, o número de óbitos em devorrência das cheias no Rio Grande do Sul subiu para 143 pessoas. O boletim da Defesa Civil contabiliza 125 desaparecidos e 806 feridos, 50 a mais do que o dia anterior. A chuva voltou a cair forte na região de Porto Alegre e o nível do Guaíba teve leve alta, chegando a 4,64 metro.