Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT teme que STF antecipe julgamento da inelegibilidade de Lula

Ao enviar ao plenário o pedido de liberdade do ex-presidente, ministro Fachin mencionou o tema

O ex-presidente Lula durante entrevista em seu instituto
O ex-presidente Lula durante entrevista em seu instituto - AFP

A decisão do ministro Edson Fachin de levar ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) o pedido de liberdade de Lula acendeu a luz amarela no PT. Ao justificar sua iniciativa por escrito, ele fez referência à Lei de Inelegibilidade.

PULGA 

Surgiu então o temor de que o plenário da corte, considerado desfavorável ao petista, acabe julgando se ele pode ou não concorrer à Presidência depois de condenado em segunda instância.

AQUI, AGORA 

Uma eventual decisão desfavorável à candidatura de Lula agora desorganizaria o calendário imaginado pelo PT. O partido pensava em registrar Lula no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como candidato em agosto. Esgotado o debate na corte eleitoral, recorreria então ao STF, em setembro. Mas o Supremo pode antecipar a discussão.

MEU SAMBA 

E Lula pode receber Martinho da Vila na quinta (28). O cantor ainda não confirmou a visita, mas ela já está autorizada.

BOLO 

A campanha de Geraldo Alckmin decidiu intensificar as críticas a Jair Bolsonaro. Há o diagnóstico de que, se não apanhar, o deputado não cairá nas pesquisas.

DO NADA 

Num vídeo disparado nesta semana nas redes, a campanha tucana diz: “Não dá para inventar um cara do nada que acha que resolve tudo sozinho, dando murro na mesa. Não é hora para aventura. É hora de usar a cabeça”. Alckmin não é entusiasta dos ataques, mas acabou cedendo.

GANGORRA 

A equipe do economista André Perfeito, da corretora Spinelli, calculou o impacto que a volta do imposto sobre lucros e dividendos teria nas ações comercializadas no mercado financeiro. Para uma taxação de 5%, o Ibovespa cairia 4,6%, diz ele. “É uma escolha, mas seguramente gerará um ajuste”, afirma.

DE TODOS 

A proposta, que atingiria contribuintes de maior renda, é defendida por setores do PT, pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) e estudada até mesmo por Rodrigo Maia (DEM-RJ). A taxação existe em todos os países membros da OCDE, com exceção da Estônia.


MADRINHA

Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora modernista, é uma das seis mulheres que inspiraram o ambiente projetado pelo arquiteto Michel Safatle para a Casacor São Paulo. O espaço, que pode ser visitado até o dia 29 de julho no Jockey Club, recebeu retratos de personagens feitos pelo fotógrafo Bob Wolfenson.


MEIO SÉCULO 

O Masp se prepara para celebrar os 50 anos de sua sede na avenida Paulista, que se completam em 2018. Em novembro, o museu realizará um seminário com apresentações sobre a história do edifício projetado por Lina Bo Bardi, sua concepção, arquitetura e usos nos últimos anos.
EM PÉ A instituição também recebeu uma bolsa de R$ 500 mil da Fundação Getty para a conservação da construção.

POEIRA 

O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, deve ser lançado oficialmente à reeleição. O advogado Luiz Flávio D’Urso, ex-presidente da entidade, diz que “o grupo está unido e não há racha, apenas defecção inexpressiva”.

POEIRA 2 

Já a oposição ao grupo de Costa começa a conversar para tentar juntar forças, acreditando na desunião do grupo que hoje comanda a OAB. O advogado Alberto Toron já procurou outro candidato, Sergei Cobra, para conversar, além de abrir diálogo com os dissidentes. José Roberto Batochio deve apoiar Toron.

NINGUÉM TOCA 

O advogado José Marcelo Braga Nascimento, fundador da campanha que doou à prefeitura os mastros com a bandeira nacional que foram instalados na cidade, diz que entrará com recurso administrativo contra a remoção das 28 flâmulas da avenida Brasil. A retirada foi ordenada pelo Conpresp, conselho municipal de patrimônio. 

NÃO FAZ MAL 

José Marcelo argumenta que a bandeira nacional “não ofende nada” e que “98% da população aprova” sua instalação. “Até 15 dias atrás, ninguém sabia que aquilo [a região da avenida] era tombado”, diz o criador da campanha Embandeirando SP. 
 

 


“Inclusive, quando inaugurei [os mastros], inaugurei com o [então] prefeito João Doria”, afirma. O ex-prefeito não quis comentar a declaração.

É O FIM 

O advogado diz que o órgão de patrimônio “já devia ter acabado. Já deve ter feito muita bobagem aqui em São Paulo. É um pecado você colocar bandeiras e [ter que] tirar. Um desalento. É por isso que se solta o [ex-ministro] José Dirceu. Eles é que valem.”  

DIREITO 

O presidente Michel Temer indicou o advogado Gabriel Faria de Oliveira como novo defensor público-geral federal. Ele compunha a lista tríplice de nomes que concorriam ao cargo. Oliveira será sabatinado pelo Senado.


CONVERSA BOA

O filósofo Mario Sérgio Cortella participou de um debate no lançamento do livro “Diálogos de um Rabino — Reflexões para um Mundo de Monólogos”, de Michel Schlesinger. O ex-ministro Celso Lafer e o professor universitário José Luiz Goldfarb foram ao evento, na segunda (25), na Congregação Israelita Paulista.


ELAS POR ELAS

A cantora Liniker e a rapper MC Soffia foram ao evento de apresentação do livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro?”, da filósofa Djamila Ribeiro. O encontro ocorreu na segunda (25), na Casa Natura Musical. 


CURTO-CIRCUITO

O grupo Satyros estreia uma remontagem da peça “Transex”. Nesta quarta (27), às 21h, no Espaço dos Satyros Um. 

Começa nesta quarta (27) a sexta edição da feira de design MADE. No Pavilhão da Bienal. 

O Clube Pinheiros recebe a festa Ginga — Quem Vai Tem!, que exibirá o jogo do Brasil e Sérvia. Nesta quarta (27) , às 12h.

O Café de La Musique promove festa na boate Base após o jogo do Brasil. Nesta quarta (27), em Moscou, na Rússia. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.