Brasil

Associações científicas criticam governo por ocultação de dados da Covid-19

Elas criticaram a mudança do site no qual há a divulgaçao do snúmeros da doença no país
O presidente Jair Bolsonaro 08/-4/2020 Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS
O presidente Jair Bolsonaro 08/-4/2020 Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

RIO - A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicaram uma nota conjunto criticando a ocultação dos dados da Covid-19. Ela é publicada pelos presidentes das duas instituições, Luiz Davidovich e Ilideu de Castro Moreira, respectivamente.

Crítica: Papa Francisco faz menção indireta ao Brasil ao falar sobre mortes por Covid-19: 'Terrível'

Segundo as associações científicas, a atitude do governo em não revelar os dados da pandemia permite a manipulação das informações sobre a evolução da doença no Brasil.

"A ocultação de dados prejudica também a programação para a volta de atividades e circulação de pessoas, impactando o planejamento econômico para a saída da recessão, e atenta contra a imagem do Brasil no exterior", afirma a nota.

Leia: Reabertura de escolas gera polêmica entre especialistas no Reino Unido

A ABC e a SBPC criticaram a retirada, na noite da última sexta-feira, do site no qual o Governo Federal publica os dados da doença. Ele voltou ao ar no sábado, mas informando apenas o número de novos casos e óbitos. Foram excluídas informações como o total de casos e de mortes e a taxa de contágio por milhão de habitantes.

As associações afirmam ainda que é "indispensável e urgente" que sejam restabelecidas a transparência e a clareza na divulgação dos dados, em tempo real, para a todo a população e para o mundo.