Exclusivo para Assinantes
Política Bolsonaro

Análise: Por que a entrada de Datena na política é pedra no sapato de Bolsonaro?

Com a marca da segurança, Datena pode ser decisivo para desconstruir discurso do deputado
José Luiz Datena, apresentador de TV Foto: Reprodução TV - 31/08/2004
José Luiz Datena, apresentador de TV Foto: Reprodução TV - 31/08/2004

RIO — A aparição do apresentador de televisão José Luiz Datena ( DEM ) no cenário político é má notícia para o pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro ( PSL ). E o motivo é o maior colégio eleitoral do país: São Paulo e seus 33 milhões de eleitores, 22% do total, onde está concentrada a audiência de Datena. Até agora, Bolsonaro é o principal obstáculo do PT e PSDB no estado-berço dos dois partidos, beirando 20% em pesquisas, empatado ou à frente do ex-governador Geraldo Alckmin ( PSDB ) nas eleições presidenciais.

LEIA: Bolsonaro enfrenta problemas com apoios políticos nos estados

Quando afirma, em entrevista ao GLOBO, que não há pré-candidatos capacitados "entre os que estão aí" , Datena manda recado claro para Bolsonaro. Assim como fez, em entrevista de dois meses atrás, no seu programa na TV Bandeirantes "Agora é com Datena": "Eu só queria deixar bem claro que o Bolsonaro está respondendo mas eu não concordo, não sou obrigado a concordar com tudo o que você fala, mas eu respeito o entrevistado", disse o apresentador, aplaudido por sua plateia, ao pré-candidato do PSL, que criticava institutos de pesquisa e a imprensa "sem credibilidade".

Datena é uma das vozes mais populares do país quando o assunto é a violência urbana. Seja no Cidade Alerta, que apresentou na TV Record, ou no "Brasil Urgente", da Bandeirantes, ele é o espelho da revolta contra o crime e "os políticos que estão aí".  Um concorrente e tanto para Bolsonaro, cuja principal pauta é a mistura de segurança e corrupção.

LEIA: Para especialistas, Bolsonaro terá dificuldades para 'explicar' aliança com PR de Valdemar

Na entrevista de 14 minutos veiculada na Bandeirantes em 22 de abril, no entanto, Datena também concordou com Bolsonaro. O deputado havia dito que o país está em guerra. A pauta é compartilhada pelos dois. Pré-candidato ao Senado, Datena dispõe de uma estrada livre para ser a maior dor de cabeça de Bolsonaro em São Paulo. Com DEM e PSDB mais próximos, ele tem tudo para ser um cabo eleitoral decisivo nas eleições presidenciais, com discurso forte no mesmo campo explorado por Bolsonaro, mas pedindo votos para outro candidato. Seja Alckmin ou quem aparecer na possível chapa encabeçada por PSDB e DEM.