Documentário de Oliver Stone sobre Lula é lançado em Cannes

O documentário "Lula", dirigido por Oliver Stone e Rob Wilson, fez sua estreia mundial neste domingo no prestigiado Festival de Cannes. A obra sobre a vida do presidente brasileiro foi muito bem recebida e, ao fim da exibição, recebeu quatro minutos de aplausos calorosos no Palais des Festivals, a sede do evento no balneário francês. Diretor de sucessos de público e crítica como “Platoon” (1986), que lhe rendeu o Oscar, Stone é um estudioso da política latino-americana e iniciou em 2003 uma série de filmes sobre os líderes do continente, com “Comandante”, sobre o cubano Fidel Castro.

Ministério focado em RS terá como Nº2 ex-prefeito gaúcho do PT

O Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul deve começar a montagem da equipe de trabalho nesta segunda-feira, com a nomeação de Emanuel Hassen de Jesus como secretário executivo, segundo posto mais importante da pasta. Atual secretário de Comunicação Institucional do governo Lula, “Maneco” Hassen, como é conhecido, também é gaúcho e foi prefeito de Taquari por dois mandatos pelo PT. Além de Hassen e Paulo Pimenta, chefe do novo ministério, a pasta terá diretores que ainda estão sendo escolhidos pelo governo. Funcionários da Defesa Civil, cedidos pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MIDR), também farão parte para prestar auxílio com informações técnicas sobre a construção e reconstrução de casas. (CNN Brasil)

Rio Grande do Sul já prendeu 130 pessoas por crimes relacionados às enchentes

Desde que começaram as enchentes no Rio Grande do Sul, as polícias gaúchas já prenderam 130 pessoas por crimes cometidos em meio às inundações. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 48 foram detidos por crimes patrimoniais e outras 49 prisões ocorreram em abrigos. Para o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Claudio dos Santos Feoli, os saques representaram “o pior momento na área da segurança pública”. Os crimes ocorrem quando muitas cidades estão alagadas e isoladas, impedindo a ação rápida dos agentes. Para reforçar a segurança, a corporação suspendeu as férias e reduziu os intervalos de escala do efetivo, que conta com cerca de 17,8 mil policiais. Em 10 de maio, o governo estadual anunciou o reforço da segurança em abrigos, que chegou a registrar crimes sexuais e a atuação do crime organizado. (g1)

Israel lança ataques a Gaza neste domingo

As Forças Armadas de Israel (IDF) anunciaram, neste domingo, que um funcionário do alto escalão do Hamas foi morto em um ataque aéreo coordenado juntamente com a Divisão de Inteligência e o Comando Sul de Israel na Faixa de Gaza. Azmi Abu-Daqua seria, segundo autoridades israelenses, responsável pelo fornecimento de armas e fundos ao grupo terrorista. O momento em carro em que ele estava foi bombardeado foi divulgado pelo Exército nas redes sociais. Aviões e tanques israelenses atacaram diversas localidades em Gaza, sendo uma delas um campo de refugiados de Nuseirat, onde morreram 31 pessoas, de acordo com a Defesa Civil palestina. Enquanto isso, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, se reunia neste domingo com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em meio a apelos dos EUA por uma campanha militar mais focada. (CNN e Globo)

Em ato da direita, Milei critica Sánchez e gera crise diplomática com a Espanha

O presidente argentino Javier Milei criticou o primeiro-ministro da Espanha Pedro Sánchez durante um discurso feito em Madri neste domingo (19), gerando uma crise diplomática sem precedentes entre os dois países. Milei insultou o socialista e acusou sua esposa, Begona Gomez, de corrupção. "Não sabem que tipo de sociedade e de país o socialismo pode produzir, que tipo de pessoas podem chegar ao poder e que níveis de abuso pode gerar. Mesmo que ele tenha uma mulher corrupta, ele demora cinco dias a pensar nisso", falou o presidente argentino a uma cúpula da extrema direita. Como resposta imediata, o governo espanhol chamou de volta para consultas a embaixadora espanhola em Buenos Aires, na Argentina. "A Espanha exige um pedido público de desculpas. Caso isso não ocorra, tomaremos todas as medidas que entendermos adequadas para defender a nossa soberania e dignidade", disse o Ministro de Assuntos Exteriores espanhol José Manuel Albares. (UOL)

Valdemar da Costa Neto avisa bolsonaristas: “traições” não serão toleradas

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, emitiu um aviso contundente aos membros da legenda bolsonarista que ocupam cargos públicos. Valdemar afirmou que o partido está monitorando as manifestações de seus quadros nas redes sociais e ressaltou que "traições" não serão toleradas. Segundo ele, quem fizer campanha para membros de outros partidos, em localidades nas quais o PL tenha candidato, ficará sujeito a processo ético-disciplinar. O PL tem a meta ambiciosa de eleger ao menos mil prefeitos nas eleições deste ano. No entanto, em algumas cidades, há resistências dentro dos diretórios locais em aceitar as escolhas feitas pela cúpula do partido. (Globo)

Starlink é única empresa que atende exigências de internet em edital do Exército

O Exército abriu uma licitação de R$ 5,1 milhões para aquisição de internet via satélite com exigências que somente a Starlink consegue atender. O edital divulgado pelo Comando Militar da Amazônia define proposta de internet via satélite de baixa órbita com velocidade mínima de 80 megabits de download, 20 megabits de upload e latência, a velocidade de envio de pacotes de dados, não superior a 100 milissegundos. Apesar de outras operadoras conseguirem alcançar tal velocidade, apenas a companhia de Elon Musk consegue atingir a latência exigida. Uma das empresas chegou a questionar a Força, se poderia apresentar uma proposta com taxa maior que a prevista, mas a solicitação foi recusada.

Blue Origin faz 1º voo tripulado em 2 anos com homem mais velho a ir ao espaço

A nave New Shepard, da Blue Origin, levou com sucesso mais seis tripulantes turísticos ao limite do espaço neste domingo, em um voo suborbital de dez minutos. Entre eles, estava o ex-capitão da Força Aérea americana Ed Dwight, primeiro candidato negro a astronauta do país, que chegou a ser recomendado à Nasa, mas não foi selecionado. Ele também se tornou a pessoa mais velha a chegar ao espaço, com 90 anos e oito meses, superando a marca de William Shatner, ator intérprete do Capitão Kirk em Star Trek, que fez a viagem aos 90 anos e seis meses. Este é o sétimo lançamento tripulado da empresa de Jeff Bezos, e o primeiro em quase dois anos. As missões haviam sido suspensas após um acidente em um voo sem tripulantes em setembro de 2022. (g1)

Paulo Pimenta minimiza divergência política com Eduardo Leite

Nomeado por Lula como ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT) disse, em entrevista à Folha, que é uma visão muito "mesquinha" e "extremamente maldosa" acreditar que o presidente criou a estrutura para politizar a calamidade. Cotado como pré-candidato ao Palácio Piratini, o ex-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social) disse não haver ruídos com o adversário político Eduardo Leite e cita que há até alguns pontos em comum, em particular nas eleições de 2022. "Eu era presidente do PT, e o nosso apoio foi fundamental para que ele fosse eleito", afirmou. Aliados do governador gaúcho admitem, sob reserva, que Leite ficou muito incomodado com a designação de um político com pretensões eleitorais no Estado. Segundo eles, o temor de Leite é que Lula queira criar um governo paralelo no Rio Grande do Sul, em que os ministros passem a discutir medidas diretamente com Pimenta, desviando do Piratini. (Folha)

Morre o cineasta Toni Venturi, aos 69 anos, em São Paulo

Morreu no sábado o cineasta Toni Venturi, aos 69 anos, após sentir-se mal enquanto nadava em uma praia de São Sebastião, no litoral paulista. Formado em cinema pela Universidade Ryerson, do Canadá, dirigiu longas de ficção, como Latitude Zero, de 2002, Cabra-Cega, (2005), Estamos Juntos, (2011), e A Comédia Divina (2017), além dos documentários Rita Cadillac – A Lady do Povo (2007) e O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes, premiado no festival É Tudo Verdade de 1997. Ele deixa a esposa e dois filhos. (Folha)